Design

“Couro” de cactos é a mais nova alternativa sustentável ao material

HAUS
20/02/2020 14:35
Thumbnail

Foto: Adriano Di Marti

Depois da guerra ao plástico, que ganhou inúmeras versões sustentáveis a partir de fontes renováveis de matéria-prima, o couro aparece como a bola da vez quando o assunto é trazer alternativas de menor impacto ambiental à produção industrial.
Designers e pesquisadores de diferentes partes do globo já apresentaram ao mundo “couros” e tecidos feitos a partir de matéria-prima vegetal. Entre eles estão resíduos de maçã, como o presente na coleção de sofás assinada por ninguém menos do que Philippe Starck para a Cassina, fibra de abacaxi, pela designer espanhola Carmen Hijosa, e de plantas ornamentais, caso do BeLeaf, produzido a partir de folhas de orelha de elefante e que reveste o assento da coleção Outono, assinada pelos brasileiros Mauricio Noronha e Rodrigo Brenner, da Furf Design Studio.
Foto: Adriano Di Marti/Divulgação
Foto: Adriano Di Marti/Divulgação
A novidade da vez é o “couro” de cacto, desenvolvido pelos jovens mexicanos Adrián López Velarde e Marte Cázarez, da Adriano Di Marti. O material é produzido a partir de pencas maduras da espécie Opuntia ficus-indica, família de cactos com espinhos curtos, que não exige irrigação e resistem ao frio, o que faz com que possam ser cultivados durante todo o ano.
O processo de produção do “couro” vegetal envolve diversas etapas. Após o corte, que não mata a planta, as pencas são limpas, esmagadas e colocadas para secar sob o sol durante três dias para então serem trituradas e congeladas para que uma proteína presente na planta seja extraída. O pó, então, é misturado a outros aditivos e agregado ao algodão, ao poliéster reciclado ou a uma mistura destas duas matérias-primas.
Foto: Adriano Di Marti
Foto: Adriano Di Marti
A composição permite que o tecido possa ser tingido em diferentes tonalidades, inclusive com pigmentos naturais, o que expande suas possibilidades de aplicação. O “couro” vegano foi apresentado ao mercado há cerca de três meses durante a exposição Lineapelle, em Milão. A meta de Adrián e Marte, agora, é instigar as indústrias da moda, design, automotiva e aeronáutica a optar pelo material de origem vegetal.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!