Patrocínio

Milão é nomeada Melhor Cidade em Design por revista internacional

Comuna italiana famosa pela mais importante feira da área no mundo foi escolhida entre competidoras inovadoras e modernas

Área com 61 acres na região histórica de Milão está sendo renovada com a chegada de prédios como assinados pelo Studio Libeskind, pela Zaha Hadid Architects e pela Arata Isozaki & Associates. Foto: Studio Libeskind

por Luciane Belin*

20/01/2019

compartilhe

Esqueça Vancouver, Xangai, Helsinki e outras cidades que vêm nos últimos anos atraindo os olhares do mundo em inovação e criatividade. Quando se fala em design, a melhor cidade é Milão. Quem deu o título ao município italiano foi a Wallpaper, reconhecida revista internacional da área, que selecionou os melhores do mundo em categorias como prédios públicos, hotéis e produtos, entre outros.

A decisão foi tomada por um grupo de jurados formado por designers, jornalistas e profissionais de áreas adjacentes de diversos países.

>>>> O renascimento da arquitetura e da dinâmica urbana de Milão”

O Duomo continua sendo um importante marco da arquitetura local. Foto: André Ribeiro/ Flickr

Apesar de ser reconhecida como uma referência em setores como a moda e por sua importância para a arquitetura, a cidade nunca deixou para trás sua tradição com o design. Palco da mais importante feira de design do mundo — o Salão Internacional do Móvel de Milão —, a comuna que é capital da região da Lombardia presencia anualmente a criação de ideias, produtos e construções que deixam o mundo sem fôlego.

Milão dispõe de centenas de atrações voltadas a quem se interessa pelo assunto, com prédios que são herdeiros da tradição industrial da cidade transformados em galerias de arte e design e inauguração de outros que surpreendem pela criatividade e inovação.

Foto: Leandro Neumann Ciuffo/ Flickr

>>>> Casa extraordinária assinada por brasileiro e listada em série da Netflix está à venda em Miami

Na arquitetura, a cidade traz como novidades alguns edifícios que certamente contribuíram com a decisão da Wallpaper, como a Generali Tower, assinada pela Zaha Hadid Architects, e a Gucci HQ, de um dos mais importantes escritórios de arquitetura da Itália, o Piuarch.

Foto: Hufton+Crow/Zaha Hadid Architects/ Divulgação

Além das duas obras já concluídas, vêm chamando a atenção local também prédios como a PwC Tower, assinada pelo Studio Libeskind e que integrará o cenário da Generalis Tower, o campus Bocconi campus, do escritório SANAA e o Museu de Arte Etrusca, com projeto da Mario Cucinella Architects.

Em outras áreas, a Wallpaper também destaca obras inovadoras com design diferenciado que contribuem com a renovação e uma espécie de renascimento de Milão para o design, como o Hotel Viu, projetado pelo escritório Arassociati e por Nicola Gallizia e construído pela Molteni&C, o restaurante Cracco, criado pelo Studio Peragalli e o Cafezal, do Studiopepe.

No âmbito cultural, a revista chama a atenção para eventos como a própria Feira de Milão, mas lembra também as atividades artísticas da Fondazione Prada, a feira de arte Miart e as exposições do museu de arte e design Triennale di Milano.

Exposição permanente “Atlas”, na Fondazione Prada. Foto: Delfino Sisto Legnani e Marco Cappelletti/ Divulgação

*Especial para Haus.

LEIA TAMBÉM


Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você