Falecimento

Design

Morre Ivens Fontoura, o pai da Bienal Brasileira de Design e do Prêmio Salão Design

Luan Galani, Mariana Ceccon e Sharon Abdalla
30/04/2020 21:29
Thumbnail
Morreu nesta quinta-feira (30), aos 80 anos, o artista plástico, designer e professor universitário Ivens Fontoura. Um dos principais nomes do design brasileiro, Fontoura ajudou a criar a Bienal Brasileira de Design e o Prêmio Salão Design, do qual foi jurado por vários anos consecutivos.
Como professor universitário na UFPR, PUCPR e Tuiuti, para citar apenas algumas instituições, criou e coordenou o primeiro curso de pós-graduação em design de móveis no Brasil. Já foi presidente da Associação Nacional de Designers e da Associação Latino-Americana de Design.
A causa da morte não foi revelada, mas sabe-se que o designer vinha lutando contra um câncer no cérebro há alguns anos. O velório acontece na Capela do Vaticano em Curitiba, mas é restrito somente à família e amigos próximos.
Foto: Reprodução/Sindimóveis
Foto: Reprodução/Sindimóveis
“O Ivens foi uma figura de destaque internacional e para nós, no cenário paranaense, de importância fundamental. Ele foi expoente de vários processos metodológicos, grande idealizador de concursos de design para estudantes e teve um papel fundamental na formação dos estudantes de design. Ele também era muito ativo na comunicação, mantendo por mais de 15 anos a coluna a coluna Design-Designer, no jornal Diário do Paraná", relata Ana Brum, diretora técnica do Centro Brasil Design (CBD).
"Além disso, o Ivens foi jurado de vários prêmios e idealizador de mostras, trabalhando na bienal de 2010 pela CDB. Na ocasião a sua curadoria foi muito aplaudida graças ao resgate que ele fez de processos e produtos da indústria brasileira. Ele foi professor. designer, crítico, influenciador e contribuiu muito para o brasil ser expoente que é hoje no design mundial”, destaca Ana.
“Quando falamos da visibilidade do design latino americano, podemos dizer que nas décadas de 1970 e 1980 o Ivens já trabalhava em prol disso, incentivando que brasileiros dessem a cara para bater em prêmios internacionais. Em sua coluna, ele sempre incentivou isso. Hoje somos um dos dez países mais premiados nessa área, muito graças a esse senso provocador e inquieto do Ivens”.
Rodrigo Brenner, da premiada Furf Design, confidencia que vem do Ivens o maior aprendizado e influência que a Furf recebeu. "Ele que ensinou que Design = Designium = Significado", conta. "Ele seguramente viveu com muito designium e deixou um lindo legado mesmo!"

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!