Design

Famoso pelos talheres com carinhas que foram sucesso nos anos 70 e 80, Nelson Petzold morre aos 87 anos

HAUS
08/08/2018 16:24
Thumbnail

Foto: Divulgação

Morreu aos 87 anos na madrugada desta quarta-feira (8) o designer gaúcho Nelson Ivan Petzold, um dos pioneiros do design industrial no Brasil e conhecido pelos talheres infantis com carinhas de príncipe, princesa e cachorrinho, que foram sucesso absoluto na década de 1970 e 1980. Cerca de 2,5 milhões de unidades foram vendidas do Príncipe Garfo, Cão Faquinha e Princesa Colher, uma criação conjunta com o designer José Carlos Bornancini.
A causa da morte não foi informada pela família. O velório vai acontecer na Capela 1 do  Crematório Metropolitano de Porto Alegre. A cerimônia de despedida será às 15h.
Petzold também entrou para a história por criar os talheres Camping, que integraram o Catálogo de Bom Desenho do MoMA de Nova York durante vários anos, e as garrafas térmicas Magic Pump, que não pingavam café após servir.
Petzold e Bornancini, sócios desde 1958 no Rio Grande do Sul, revolucionaram setores importantes e de grande apelo popular da indústria. São mais de 200 produtos, de utilidades domésticas, móveis, eletrodomésticos, elevadores, brinquedos a computadores e tratores.
Entre as indústrias que produziram tudo isso, estão Mercur, Mundial, Todeschini, Coza e Springer Carrier. Outros grandes exemplo são a série de Tesouras Ponto Vermelho, que introduziu um parafuso quase no meio da peça que deu mais estabilidade e perfeição ao manuseio do instrumento, e o conceito de cozinha modular, introduzido por eles.
O compromisso com inovação rendeu diversos prêmios, como o Prêmio Lápiz de Plata (Buenos Aires, 1985), o Prêmio Bienal Brasileira de Design (1990) e o Prêmio Lasar Segall – Museu da Casa Brasileira (1996), e o IPSA “Back to School Award” Stutgart (Alemanha, 2004).
Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!