Luto

Design

Morre o artista plástico Fernando Calderari, aos 82 anos

HAUS
14/12/2021 13:33
Thumbnail
Faleceu na madrugada desta terça-feira (14) o artista plástico Fernando Calderari, aos 82 anos. O velório será realizado das 10h às 17h, na capela 2 do Cemitério Iguaçu, onde também ocorrerá o sepultamento.
Nascido na Lapa, Região Metropolitana de Curitiba, Calderari formou-se em pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e, desde a década de 1960, realizou mais de 40 exposições. Sua obra teve diversas fases, sendo as telas relacionadas ao tema marítimo as mais representativas delas.
Além de pintor, Calderari também foi gravador e professor da Embap e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).
“Ontem ele parou. No cavalete uma tela inacabada, incompleta como minha vida será de hoje em diante. O céu que uma existência te inspirou, hoje é seu”, escreveu a filha do artista Maria Fernanda Calderari, em uma rede social. Em entrevista ao Sempre Família, em agosto de 2021, a psicopedagoga e professora de História da Arte contou como a arte serviu de instrumento para reforçar os laços familiares durante a pandemia, o que fez com que também voltasse a pintar novamente.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!