Design

Móveis modernos brasileiros ganham loja especializada em Curitiba

Mariana Domakoski*
10/03/2017 18:31
Thumbnail

A Chaise Longue Rio, de Oscar Niemeyer, é uma das peças originais que vão compor o acervo da loja Bossa. Foto: Divulgação

No próximo dia 18 de março Curitiba vai ganhar uma loja especializada em mobiliário vintage brasileiro produzido entre as décadas de 1950 e 1980. A Bossa – Mobiliário Moderno Brasileiro trabalhará apenas com peças originais dessa época e, para a inauguração, trará móveis de dois grandes nomes: Oscar NiemeyerJorge Zalszuspin, polonês naturalizado brasileiro. Os artigos à venda ficarão à mostra como em uma galeria, com cada autor contemplado em uma exposição específica.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Por trás da iniciativa estão as curitibanas SIM Galeria e Simões de Assis Galeria de Arte. “O Brasil e o mundo estão abrindo os olhos para o mobiliário brasileiro, que está ganhando cada vez mais destaque. O MoMA – Museu de Arte Moderna de Nova York -, por exemplo, já designou duas pessoas no Brasil para garimparem peças para eles”, afirma Guilherme Simões de Assis, diretor e um dos idealizadores da Bossa. “Queremos conectar os colecionadores e buscar uma projeção ainda maior para os autores”, completa.
A opção por dispor de móveis produzidos nas quatro décadas específicas se deu pela importância do período, conforme explica Assis. A arquitetura, o design e a arte fervilhavam com a construção de Brasília, o surgimento do Movimento da Bossa Nova e a consolidação do movimento modernista. Peças até hoje admiradas foram concebidas na época, como a poltrona Chaise Longue Rio, desenhada em 1978 por Niemeyer.

Como a Bossa vai funcionar

A cada dois meses a loja vai renovar suas exposições. Após as de Niemeyer e Zalszuspin, será a vez dos móveis de Sergio Rodrigues, de acordo com Assis. A loja ainda está organizando a ordem das próximas, mas já tem em seu acervo peças de Carlo Hauner, Joaquim Tenreiro, Percival Lafer, Jean Gillion, Lina Bo Bardi, Geraldo de Barros e Giuseppe Scapinelli.
Easy Chair, peça de Oscar Niemeyer, estará disponível para venda na inauguração da Bossa neste sábado. Foto: Divulgação
Easy Chair, peça de Oscar Niemeyer, estará disponível para venda na inauguração da Bossa neste sábado. Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Justamente por só trabalhar com peças originais, muitas com mais de 50 anos de história, a Bossa também vai oferecer serviço de restauro aos compradores interessados. A exclusividade será outro diferencial, como explica Assis, pelo mesmo motivo. “A reposição de uma peça vendida será algo quase inusitado. Como trabalhamos com raridades, o abastecimento será lento e seletivo”, afirma.

SERVIÇO

Bossa – Mobiliário Moderno Brasileiro vai funcionar na Alameda Presidente Taunay, 130B, Batel, de terça a sexta, das 10 às 19 horas, e sábados, das 10 às 15 horas. Visitas também poderão ser agendadas. Mais informações no site ou pelo telefone (41) 3222-9879.
*Especial para a HAUS.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!