Nova parceria

Design

Móveis para área externa inauguram parceria entre Philippe Starck e Cassina

Fernanda Massarotto, especial para HAUS
06/03/2020 17:30
Thumbnail

Linha inédita de Philippe Starck para a Cassina tem inspiração na natureza.

É um debuto duplo. Uma estreia que traz novos ares para os ambientes externos. Áreas de lazer com mais estilo. A dupla em questão não requer apresentações: Cassina e Philippe Starck. Para ambos é a primeira vez: a marca italiana lança uma coleção inédita de móveis para áreas externas e o francês passa a fazer parte da cobiçada lista de designers que colaboram com a empresa.
Do fruto desse casamento artístico nasce Fenc-e Nature. O designer optou por materiais naturais o que resultou em peças sólidas, duráveis, de formas orgânicas que chegam a ser quase primitivas. "Fenc-e Nature é a representação, quase um sonho, de uma vida em harmonia com a natureza. Uma natureza elegante e que merece respeito. Não é um projeto, é uma proposta de lifestyle", define Starck. "Concebi algo que parece e é feito em escala industrial mas que é ao mesmo tempo bonito, fascinante, poético, criativo e nos faz admirar ainda mais a natureza".
A nova coleção é composta de um sofá, poltronas e mesas em vários tamanhos. Uma verdadeira revolução em matéria de estrutura, estilo, materiais e soluções. Design ousado que, há anos, se tornou a marca registrada do arquiteto parisiense. O tradicional estilo dos sofás da Cassina, que sempre incorporaram o ideal da beleza, harmonia e inovação, ganha uma nova roupagem. A estrutura em alumínio pintada na cores areia e marrom -  serve de base para todas as peças da Fenc-e Nature. As formas orgânicas arredondadas traduzem a mais requintada elegância "made in Italy" enquanto o quesito conforto é assegurado pelos estofados e almofadas com revestimento interno em microfibra de alta maciez.
As capas nas cores bege, verde, noz-moscada e cinza são removíveis e laváveis e com costura dupla e grosgrain. O encosto das poltronas e do sofá é trançado manualmente em corda de polipropileno - que não mofam e não mancham. Um material resistente às intempéries (cloro, sol e maresia) e totalmente reciclável. No seu refúgio tropical, Philippe Starck não deixou de fora também o uso de ripas de madeira maciça para os tampos das mesas e os braços das poltronas e sofá.

Mais criadores

A importante entrada no mundo outdoor da Cassina - The Cassina Perspective Goes Outdoor - ainda conta com a talento sofisticado dos designer Rodolfo Dordoni e Patricia Urquiola. O italiano se inspirou nos balneários europeus dos anos 1950 para conceber o sofá modular Sail Out que remete às formas suaves e confortáveis dos antigos colchões infláveis para piscina.
A diretora criativa da marca, a espanhola Patricia Urquiola, deu asas à imaginação com uma verdadeira ilha de relax, enorme sofá circular inspirados nos divertidos pulas-pulas. "Durante uma viagem à Groenlândia, fiquei encantada com essas camas elásticas que se vêem com frequências nos jardins de muitas casas. Foi aí, que me veio a ideia de criar um simpático 'abrigo' para curtir a natureza", explica a designer que também concebeu uma cobertura opcional que serve para proteger do sol.
E como não poderia faltar, a Cassina também reedita a histórica poltrona Doron Hotel, de Charlotte Perriand, em versão outdoor em madeira graças a uma parceria com a filha da designer, Pernette Perriand Barsac, e ainda re-lança a Collezione LC, uma nova gama de tecidos para ambientes externos.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!