Design

Movimento paranista de Curitiba é resgatado em jogo digital

HAUS
22/02/2017 22:52
Thumbnail

Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo | Gazeta do Povo

Pinhões estilizados na calçada, araucárias e gralhas azuis ornamentadas em portões. Os elementos do Paranismo podem não estar mais presentes em novas construções, mas há quem queira manter os símbolos que remetem ao Paraná vivos. O jogo digital “Paranismo: uma jornada por Curitiba”, ideia do game designer e historiador Fernando Scaff, com incentivo da Celepar e apoio da Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba, pretende trazer de forma lúdica a história desse movimento arquitetônico e cultural.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Desenvolvido pelos acadêmicos de graduação e pós-graduação dos cursos de Tecnologia em Jogos Digitais, Design e Sistemas de Informação da Universidade Positivo, em parceria com a produtora de soluções digitais Freddy Bear Games, o game é uma jornada por elementos artísticos e históricos do movimento paranista da capital, como o próprio nome diz.
Considerado um jogo educacional, de lazer e de promoção da arte, de acordo com o gerente de projetos da Freddy Bear Games, Rafael Lopes Lagos, o game funciona da seguinte maneira: “Uma jovem artista se aventura na cidade, tentando encontrar sua personalidade artística, e se depara com o Paranismo, no qual ela mergulha, tentando se encaixar em seus conceitos, que passam a influenciar a arquitetura e a arte local”, conta o coordenador do curso de Tecnologia em Jogos Digitais Rafael Dubiela.
“Compreender o Paranismo significa encontrar sentido na construção de uma identidade que hoje faz parte do chão, das paredes e da história que vivemos em Curitiba”, completa o professor. O desenvolvimento do game levou seis meses e o pré-lançamento ocorreu na última quarta-feira (8). É possível fazer o download do jogo aqui .
Equipe responsável pelo jogo: Foto: Lívia Mattos/Divulgação
Equipe responsável pelo jogo: Foto: Lívia Mattos/Divulgação

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!