Design

Mulher do designer Sergio Rodrigues morre aos 86 anos

HAUS
04/01/2017 13:35
Thumbnail

Vera Beatriz e Sergio Rodrigues no seu estúdio de criação, em Botafogo, no Rio de Janeiro, por volta de 1974. Foto: Instituto Sergio Rodrigues/Reprodução

Vera Beatriz, mulher do designer Sergio Rodrigues, faleceu aos 86 anos nesta terça-feira (3), no Rio de Janeiro, em decorrência de complicações causadas por uma hepatite.
Vera Beatriz será velada e cremada nesta quinta-feira (5) no Memorial do Carmo, na capital fluminense.
Desde 2012 ela conduzia o Instituto Sergio Rodrigues, que se dedica a preservar o acervo do profissional, referência máxima no design de mobiliário brasileiro.
Os dois se conheceram na adolescência e namoraram logo em seguida, mas só se casaram muitos anos depois, quando ambos já haviam constituído família e estavam separados.
Sergio apelidou-a de Esquilinha, e algumas vezes explicou: “Ela tinha longos cílios, que me faziam lembrar os do esquilo do filme Bambi”, contava o designer. A poltrona Kilin, de 1973, um clássico do design brasileiro, ganhou esse nome para homenagear sua musa inspiradora.
Em contrapartida, Vera chamava-0 de chinês bobo, que acabou virando Xibô, nome de batismo de outra peça importante do designer: a cadeira Xibô.
Em seis décadas de trajetória profissional, Sergio criou cerca de 1,2 mil peças, entre as mais famosas: as poltronas Mole (1957) e Diz (2001), as cadeiras Lucio (1956) e Oscar (1956).

LEIA TAMBÉM

Um ícone da arquitetura modernista na orla paranaense

Ar-condicionado portátil funciona com água e cabe na mochila

Organização de casa começa pela limpeza

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!