Design

“Neo Mint”: conheça a cor do ano de 2020, que alinha tecnologia e natureza

Stephanie D'Ornelas*
17/05/2018 10:30
Thumbnail

Neo Mint, o verde suave que será tendência no início da próxima década. Foto: Reprodução/WGSN

Preste atenção neste tom de verde pastel. Ele é o “Neo Mint”, a cor que irá dominar a moda e interiores em 2020 de acordo com um novo apontamento da WGSN, empresa internacional de previsão de tendências. A empresa com sede em Londres afirma que Neo Mint é um tom de gênero neutro, que remete ao frescor e alinha tecnologia e natureza. “(A cor) traz uma sensação moderna e futurista, mas também se conecta com a vida vegetal e a natureza”, informa o site da WGSN.
O tom de verde foi identificado como tendência pela WGSN após extensas pesquisas que incluíram observações de moda de rua, big data, atualidades e mídias sociais. Grandes eventos programados para 2020 – incluindo a conclusão do edifício mais alto do mundo na Arábia Saudita, o Kingdom Tower; o início da missão Mars 2020 da NASA e a introdução do serviço de táxis voadores do Uber – auxiliaram os pesquisadores a definir o Neo Mint como uma cor importante para o alvorecer da próxima década.
IB-S - Instituto de Ciência e Inovação para a Bio-Sustentabilidade da Universidade do Minho, em Portugal. Foto: Reprodução/Designboom
IB-S - Instituto de Ciência e Inovação para a Bio-Sustentabilidade da Universidade do Minho, em Portugal. Foto: Reprodução/Designboom
Em entrevista ao Deezen, a diretora de cor da WGSN, Jane Monnington Boddy, contou que as previsões também partem do acompanhamento do varejo online, observando o que está sendo mais vendido. “Também estamos tentando usar a mídia social como um veículo para descobrir tendências em cores. No passado, costumávamos sair na rua e ver o que as pessoas estão usando, o que ainda fazemos, mas agora também olhamos para os influenciadores no Instagram”, afirma.
Além do Neo Mint, a empresa britânica prevê a ascensão de outras quatro cores suaves para o início da próxima década: o azul Purist Blue; Cassis, entre o rosa e violeta; o laranja Cantaloupe e o amarelo terroso Mellow Yellow.
Evolução das tendências de cores ao longo dos anos de acordo com a WGSN. Foto: Reprodução/WGSN
Evolução das tendências de cores ao longo dos anos de acordo com a WGSN. Foto: Reprodução/WGSN
A Pantone, por sua vez, está apostando em tons intensos para 2020, entre pastéis “mais ativos e menos românticos” e tons terrosos. Para 2018, a empresa escolheu um tom vibrante de violeta como a cor do ano, o Ultra Violet (18-3838), com foco no pensamento visionário e na originalidade. Já a marca de tintas Dulux elegeu o “Heart Wood” – um tom mais fechado do Millennial Pink.
*Especial para a Gazeta do Povo.

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!