• Carregando...
Untitled, de Guilherme Wentz
Guilherme Wentz celebra 10 anos de carreira com a coleção Untitled.| Foto: Lorena Dini/Divulgação

Reconhecido por seu trabalho minimalista e sofisticado, o gaúcho Guilherme Wentz inaugura um novo capítulo de sua marca para comemorar os dez anos de carreira. O designer, que tradicionalmente se inspira em signos da natureza, se aventurou por novas formas de criar com a coleção Untitled, que celebra a imperfeição e a simplicidade das formas, em desenhos despretensiosos que destacam os materiais.

As criações da marca* expressam uma perspectiva de habitar em que o espaço tem um ritmo diferente, mais lento e mais calmo. Os designs são inspirados nos signos da natureza e expressam a singularidade brasileira através de formas e texturas únicas, atenção aos detalhes e inovação em materiais.

Siga HAUS no Instagram!

São mais de dez itens, de mobiliário e acessórios. Entre as peças, uma releitura das poltronas com capa, em que o tecido parece estar casualmente jogado sobre a estrutura geométrica de madeira. Mesas parecem ter sido improvisadas com tábuas de diferentes tamanhos, passando a sensação de um simples encaixe entre as madeiras. Sofá e pufe são construídos somente com espuma recoberta por tecidos dobrados, atados com fitas. A proposta faz alusão à beleza das formas e das construções improvisadas, partindo do cenário imaginário de uma cabana rústica, onde o silêncio da natureza e a materialidade dos objetos são os protagonistas.

 Coleção Untitled reúne sofás, poltronas, cadeiras, mesas de jantar, centro e laterais, luminárias, mantas e cabideiro
Coleção Untitled reúne sofás, poltronas, cadeiras, mesas de jantar, centro e laterais, luminárias, mantas e cabideiro | Lorena Dini/Divulgação

Segundo a própria marca, "em uma coleção onde o objetivo é negar o desenho para celebrar a despretensão e o improviso, os materiais se tornam foco do desenvolvimento".

Para as mesas, por exemplo, a aposta foi em uma tecnologia que mantém o toque e a estética da madeira, mas que reduz o consumo dessa matéria-prima, substituindo-na por PET reciclado. O móvel é feito de chapas plásticas revestidas com uma fina camada de madeira natural e encaixes em aço inox, numa releitura da construção tradicional dos móveis de madeira que o torna três vezes mais leve, além de resistente às variações de temperatura e à umidade.

Coleção Untitled, de Guilherme Wentz
Coleção Untitled, de Guilherme Wentz| Lorena Dini/Divulgação

Os materiais têxteis empregados na coleção também são fruto de expansão da pesquisa realizada pela Wentz, explorando processos de tramas tradicionais e a lã como principal insumo. Destaque fica com as mantas em merino com acabamento manual e a inusitada combinação de lã com o mesmo PET reciclado.

*É especificador? Você encontra os blocos 3D da Wentz no Archabox

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]