Ôda Design Club abre nova loja com curadoria de design voltada ao mobiliário

Novo espaço será inaugurado no dia 21 de setembro e trará novas marcas a Curitiba a partir de móveis exclusivos e colecionáveis

Nova loja da Ôda integra o Coletiza, espaço criativo na Rua Saldanha Marinho. Foto: Divulgação

por Aléxia Saraiva

30/08/2019

compartilhe

Depois de três anos ampliando a visibilidade do design autoral brasileiro em Curitiba com pequenas peças de decoração e acessórios de moda, a Ôda Design Club está prestes a dar um novo passo: entrar para o mundo do mobiliário. Para isso, a pluralidade não vai ficar só na curadoria. Além do endereço da Rua Prudente de Moraes, a loja passará a funcionar também no Coletiza, espaço colaborativo que concentra lojas criativas e sustentáveis. A previsão de inauguração é dia 21 de setembro.

A fundadora e curadora da Ôda, Ticiana Martinez, adianta que as peças de mobiliário serão exclusivas, colecionáveis e extremamente autorais. “Teremos nomes locais e nacionais. As marcas serão anunciadas ao longo deste ano. Estamos buscando nomes de referência que serão novidade para o mercado de Curitiba”, destaca.

Ôda Design Club trouxe com exclusividade a Curitiba produtos desenvolvidos nas parcerias do Instituto Campana. Foto: Eduardo Macarios/Divulgação

Ao mesmo tempo, a nova loja não vai abrir mão da sua marca registrada: objetos autorais, feitos à mão, com pegada brasileira e desenvolvidos com técnicas que respeitam matéria-prima e fornecedor. A ideia é ampliar o número de produtos selecionados.

Para Ticiana, a conquista marca o esforço por um trabalho exclusivo e diferenciado. “Hoje percebo que a Ôda contribuiu para um olhar generoso, afetivo e de valorização ao mercado brasileiro. Temos muito a fazer, e o que me motiva é a grande beleza do caminho trilhado até aqui”, explica.

Três anos de (muito) design

A Ôda Design Club foi inaugurada em setembro de 2016 com a proposta de apresentar objetos com história e significado. Para isso, criou dois caminhos de expressão: criar uma vitrine do que é produzido em Curitiba para o mercado nacional e, ao mesmo tempo, trazer para a capital paranaense a excelência do design brasileiro.

Uma das provas de como a ideia fincou raízes na cidade foram as duas edições da feira ÔDA + Feira na Rosenbaum, edição local da renomada Feira na Rosenbaum, que reúne em um único evento nomes expoentes da área.

A designer Ana Penso no projeto Mãos em Ação, realizado junto dos Irmãos Campana. Foto: Ricardo Perini/Divulgação

Outro destaque foi o projeto Mãos em Ação, realizado em 2018 junto dos Irmãos Campana. Além de ser a primeira loja do país a revender produtos das ações sociais realizadas pelo Instituto Campana, a cidade recebeu os designers para uma oficina de trabalho manual com vime.

LEIA TAMBÉM:

Projeto dos Irmãos Campana desenvolve produtos unindo designers e artesãos de vime em Curitiba

Sete lançamentos da nova geração do design brasileiro para decorar a casa com personalidade

Operários criam móveis de resíduos da construção em parceria com coletivo de design

As 10 cidades mais promissoras do design em 2019

 

Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você