Design

Ôda Design Club abre nova loja com curadoria de design voltada ao mobiliário

Aléxia Saraiva
30/08/2019 17:03
Thumbnail

Nova loja da Ôda integra o Coletiza, espaço criativo na Rua Saldanha Marinho. Foto: Divulgação

Depois de três anos ampliando a visibilidade do design autoral brasileiro em Curitiba com pequenas peças de decoração e acessórios de moda, a Ôda Design Club está prestes a dar um novo passo: entrar para o mundo do mobiliário. Para isso, a pluralidade não vai ficar só na curadoria. Além do endereço da Rua Prudente de Moraes, a loja passará a funcionar também no Coletiza, espaço colaborativo que concentra lojas criativas e sustentáveis. A previsão de inauguração é dia 21 de setembro.
A fundadora e curadora da Ôda, Ticiana Martinez, adianta que as peças de mobiliário serão exclusivas, colecionáveis e extremamente autorais. “Teremos nomes locais e nacionais. As marcas serão anunciadas ao longo deste ano. Estamos buscando nomes de referência que serão novidade para o mercado de Curitiba”, destaca.
Produtos desenvolvidos nas parcerias do Instituto Campana. Foto: Eduardo Macarios/Divulgação
Produtos desenvolvidos nas parcerias do Instituto Campana. Foto: Eduardo Macarios/Divulgação
Ao mesmo tempo, a nova loja não vai abrir mão da sua marca registrada: objetos autorais, feitos à mão, com pegada brasileira e desenvolvidos com técnicas que respeitam matéria-prima e fornecedor. A ideia é ampliar o número de produtos selecionados.
Para Ticiana, a conquista marca o esforço por um trabalho exclusivo e diferenciado. “Hoje percebo que a Ôda contribuiu para um olhar generoso, afetivo e de valorização ao mercado brasileiro. Temos muito a fazer, e o que me motiva é a grande beleza do caminho trilhado até aqui”, explica.

Três anos de (muito) design

A Ôda Design Club foi inaugurada em setembro de 2016 com a proposta de apresentar objetos com história e significado. Para isso, criou dois caminhos de expressão: criar uma vitrine do que é produzido em Curitiba para o mercado nacional e, ao mesmo tempo, trazer para a capital paranaense a excelência do design brasileiro.
Uma das provas de como a ideia fincou raízes na cidade foram as duas edições da feira ÔDA + Feira na Rosenbaum, edição local da renomada Feira na Rosenbaum, que reúne em um único evento nomes expoentes da área.
A designer Ana Penso no projeto Mãos em Ação, realizado junto dos Irmãos Campana. Foto: Ricardo Perini
A designer Ana Penso no projeto Mãos em Ação, realizado junto dos Irmãos Campana. Foto: Ricardo Perini
Outro destaque foi o projeto Mãos em Ação, realizado em 2018 junto dos Irmãos Campana. Além de ser a primeira loja do país a revender produtos das ações sociais realizadas pelo Instituto Campana, a cidade recebeu os designers para uma oficina de trabalho manual com vime.

LEIA TAMBÉM:

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!