Nova máquina de suco de laranja produz copos a partir das cascas

Batizado de "Feel the Peel", protótipo foi desenvolvido pelo escritório do arquiteto e engenheiro italiano Carlo Ratti e busca aproximar pessoas do design circular

Foto: divulgação

por Gazeta do Povo

11/09/2019

compartilhe

Adeus, cascas de laranja! Já está entre nós a primeira máquina de suco do mundo a utilizar 100% da laranja. Desenvolvida pelo escritório de inovação italiano Carlo Ratti Associati, o Feel the Peel (em português, “sinta a casca”) consiste em um bar de suco automatizado que, além de cortar e espremer as frutas, transforma suas cascas em copo.

Com 3,10 metros de altura, o bar leva em seu telhado 1,5 mil laranjas, que rolam conforme a máquina funciona. Elas descem para o espremedor, que corta e produz o suco. As cascas são armazenadas na parte inferior do bar. Na sequência, elas são aquecidas, derretidas e transformadas em filamento para a impressão 3D dos copos, criando um material bioplástico 100% reciclável.

Foto: divulgação

A ideia de Ratti é trazer para a rotina das pessoas o design circular — processo que reduz o impacto ambiental, utilizando resíduos como matéria-prima. Para ele, essa forma de pensar é uma obrigação para o design de produto atualmente, e o Feel the Peel busca aproximar as pessoas dessa ideia. Além de sócio-fundador da CRA, Ratti comanda o Senseable City Lab no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

O protótipo foi criado para a empresa de energia Eni, e ficará instalado durante o Singularity University Summit, que acontece em Milão nos dias 8 e 9 de outubro. Nos meses seguintes, a máquina vai viajar por diversas cidades italianas para aproximar usuários da ideia do design circular.

Foto: divulgação

A ideia é ampliar os produtos da Feel the Peel, não se restringindo apenas aos copos. Segundo Ratti, produzir tecidos a partir das laranjas já é um horizonte a ser testado.

LEIA MAIS

Quatro estações do ano em um único jardim: conheça os projetos ousados de Carlo Ratti

O que são as smart cities e como elas colocam a inteligência a serviço das pessoas

Curitiba ganha novo arranha-céu de luxo que estará entre os mais altos do Brasil

Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você