Design

Nova máquina de suco de laranja produz copos a partir das cascas

Gazeta do Povo
11/09/2019 20:30
Thumbnail

Foto: divulgação

Adeus, cascas de laranja! Já está entre nós a primeira máquina de suco do mundo a utilizar 100% da laranja. Desenvolvida pelo escritório de inovação italiano Carlo Ratti Associati, o Feel the Peel (em português, “sinta a casca”) consiste em um bar de suco automatizado que, além de cortar e espremer as frutas, transforma suas cascas em copo.
Com 3,10 metros de altura, o bar leva em seu telhado 1,5 mil laranjas, que rolam conforme a máquina funciona. Elas descem para o espremedor, que corta e produz o suco. As cascas são armazenadas na parte inferior do bar. Na sequência, elas são aquecidas, derretidas e transformadas em filamento para a impressão 3D dos copos, criando um material bioplástico 100% reciclável.
Foto: divulgação
Foto: divulgação
A ideia de Ratti é trazer para a rotina das pessoas o design circular — processo que reduz o impacto ambiental, utilizando resíduos como matéria-prima. Para ele, essa forma de pensar é uma obrigação para o design de produto atualmente, e o Feel the Peel busca aproximar as pessoas dessa ideia. Além de sócio-fundador da CRA, Ratti comanda o Senseable City Lab no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).
O protótipo foi criado para a empresa de energia Eni, e ficará instalado durante o Singularity University Summit, que acontece em Milão nos dias 8 e 9 de outubro. Nos meses seguintes, a máquina vai viajar por diversas cidades italianas para aproximar usuários da ideia do design circular.
Foto: divulgação
Foto: divulgação
A ideia é ampliar os produtos da Feel the Peel, não se restringindo apenas aos copos. Segundo Ratti, produzir tecidos a partir das laranjas já é um horizonte a ser testado.

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!