i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Ar-condicionado que não utiliza energia elétrica foi criado para salvar vidas

  • PorStephanie D'Ornelas*
  • 06/10/2017 04:30
Dispositivo inicial foi desenvolvido para uma fábrica da DEKI Electronics. Fotos: S. Anirudh
Dispositivo inicial foi desenvolvido para uma fábrica da DEKI Electronics. Fotos: S. Anirudh| Foto: ANIRUDH KUMAR S

Os verões indianos são marcados por extremos. Ondas de calor que facilmente beiram os 50°C matam centenas de pessoas todos os anos – sobretudo os mais pobres. Pensando nisso, o escritório de arquitetura e design Ant Studio, de Nova Deli, desenvolveu um sistema de resfriamento a partir de cones cilíndricos de argila e água. A solução é uma alternativa mais econômica e sustentável em relação aos ar-condicionados tradicionais.

A instalação em formato de colmeia reduz a temperatura do ambiente naturalmente, sem uso de eletricidade. A equipe se inspirou em uma técnica tradicional de resfriamento – que remonta ao período egípcio – por evaporação da água. O tamanho e o formato dos cones de terracota densamente compactados foram determinados usando análises computacionais avançadas e técnicas modernas de calibração.

Dispositivos de resfriamento similares foram utilizados há milhares de anos. Evidências arqueológicas sugerem que potes de argila foram utilizados para auxiliar nos métodos de resfriamento de água até 3000 a.C. no Paquistão e na Índia.
Dispositivos de resfriamento similares foram utilizados há milhares de anos. Evidências arqueológicas sugerem que potes de argila foram utilizados para auxiliar nos métodos de resfriamento de água até 3000 a.C. no Paquistão e na Índia.

“Como arquiteto, queríamos encontrar uma solução ecológica e artística e, que ao mesmo tempo, evoluísse métodos artesanais tradicionais”, disse Monish Siripurapu, fundador da Ant Studio, como informa artigo da ArchDaily.

Ar-condicionado sustentável é funcional e pode ser usado como decoração.
Ar-condicionado sustentável é funcional e pode ser usado como decoração.| ANIRUDH KUMAR S

O ar-condicionado sustentável foi desenvolvido como parte de um projeto de embelezamento para uma fábrica da DEKI Electronics, que, como muitas outras empresas indianas, enfrentava o problema do calor excessivo nos locais de trabalho, o que pode afetar a saúde e bem-estar dos trabalhadores.

Funcionamento

Quando a água escorre pela estrutura – basta molhar o cone uma ou duas vezes por dia – o processo de evaporação diminui gradualmente a temperatura do ar. As unidades porosas do material absorvem a água que se infiltra na superfície externa, onde ela evapora e resfria o ar. O fluxo da água reciclada à temperatura ambiente escorre pelos cilindros, criando um efeito de cascata que dá um toque artístico à instalação.

A água do sistema pode ser bombeada eletricamente, mas funciona da mesma maneira com água derramada manualmente ou através de uma conexão com uma fonte de água que flua naturalmente para gasto zero de energia elétrica.
A água do sistema pode ser bombeada eletricamente, mas funciona da mesma maneira com água derramada manualmente ou através de uma conexão com uma fonte de água que flua naturalmente para gasto zero de energia elétrica. | ANIRUDH KUMAR S

Durante os testes do protótipo, foi registrado que a temperatura do ar que entrava na instalação era superior a 50°C a uma velocidade de 10 metros por segundo. Após a inserção da água nos cilindros, o processo arrefeceu o ar quente. A temperatura em torno da estrutura caiu para 36°C, enquanto a externa permaneceu em 42°C.

Ar-condicionado sustentável é funcional e pode ser usado como decoração.
Ar-condicionado sustentável é funcional e pode ser usado como decoração.| ANIRUDH KUMAR S

“Eu acredito que esta experiência funcionou bastante bem. As descobertas desta tentativa abriram muito mais possibilidades, onde podemos integrar esta técnica com formas que poderiam redefinir a maneira como olhamos para os sistemas de resfriamento, um componente necessário, porém ignorado, da funcionalidade de um edifício. Toda instalação pode ser tratada como uma peça de arte“, afirmou Monish.

O comprimento e a espessura do material foram modificados com análises CFD.
O comprimento e a espessura do material foram modificados com análises CFD.

Além de ser uma solução importante que poderá, futuramente, ajudar a poupar vidas no calor extremo indiano, a equipe do Ant Studio vê o projeto como uma instalação artística, que cria um ambiente reconfortante enquanto as águas caem.  “Isso, misturado com a sensação da água no barro, permite que ele funcione em qualquer ambiente mesmo com a menor brisa. Dito isto, há muitas fábricas em toda a Índia que enfrentam uma questão semelhante e esta é uma solução que pode ser facilmente adotada. Uma multiplicação generalizada deste conceito pode até ajudar os oleiros locais“.

*Especial para a Gazeta do Povo

LEIA MAIS

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.