Design

O que faz de Valência a mais nova capital mundial do design?

Eloá Cruz*
17/10/2019 21:03
Thumbnail

Esculturas coloridas feitas de papel machê para o Festival Las Fallas, em Valência, na Espanha, eleita Capital Mundial do Design de 2022. Foto: Bigstock

A Organização Internacional do Design (WDO – World Design Organization) anunciou no mês de setembro, durante um evento em Montreal – no Canadá, a cidade espanhola Valência como a Capital Mundial do Design para 2022. A nomeação é resultado do importante legado que a cidade constrói há um bom tempo utilizando o design para o desenvolvimento da indústria local e para políticas públicas.
Para a presidente da organização e membro do comitê de seleção da Cidade Mundial do Design 2020, Luisa Bocchieto, a proposta de Valência mostrou claramente a aplicação eficaz do design mediterrâneo. “A cidade mostra como se faz design para mudança e design como referência chave na melhora da qualidade de vida da população”, ressaltou.
A cidade espanhola se torna então a oitava a receber o título, depois de Lille – na França (2020), Cidade do México (2018), Taipei – em Taiwan (2016), Cidade do Cabo – na África do Sul (2014), Helsinki – na Dinamarca (2012), Seul – na Coreia do Sul (2010) e Torino – na Itália (2008).  Na disputa de 2018, Curitiba foi finalista ao lado da Cidade do México.
Valencia, Spain - 07/21/2019:Baslica de la Virgen de los Desamparados and Valencia Cathedral. La Seu de Valencia on La Plaza De La Virgen - St. Mary Square - Editorial
Valencia, Spain - 07/21/2019:Baslica de la Virgen de los Desamparados and Valencia Cathedral. La Seu de Valencia on La Plaza De La Virgen - St. Mary Square - Editorial
Valência disputava o título com Bengaluru, na Índia, que também chegou a apresentar projetos transformadores de design. O bom exemplo de Bengaluru fez com que o comitê decidisse por aproveitar o potencial dessa cidade para criar um projeto piloto de transformação de cidades emergentes.
Ainda assim, o júri optou por Valência na comparação com Bengaluru. Diante disso, fica a pergunta: o que Valência tem de tão especial? A reportagem de HAUS foi atrás da resposta e descobriu inúmeras explicações.

O novo e o velho na arquitetura

Os mais antigos monumentos de Valência, como a Catedral, as Torres de Quart e o Palacio de La Generalitat – que atualmente é a sede do governo do estado, ganham destaque ao lado de construções contemporâneas, como o complexo Cidade das Artes e da Ciência, do arquiteto valenciano Santiago Calatrava. O projeto é composto por quatro grandes estruturas: o Museu das Artes e da Ciência, o Parque Oceanográfico, o Hemisférico e o Grande Teatro de Ópera.
Valencia Spain. October 25 2017: The Prince Felipe Science Museum a Spanish museum dedicated to science technology and the environment is integrated into the complex known as the City of Arts and Sciences of the city From Valencia.
Valencia Spain. October 25 2017: The Prince Felipe Science Museum a Spanish museum dedicated to science technology and the environment is integrated into the complex known as the City of Arts and Sciences of the city From Valencia.

Desenvolvimento e adaptação

Para o valenciano José Luis Fernandez, 52 anos, empresário que mora em Curitiba há nove anos, a cidade é um belo exemplo de desenvolvimento e adaptação em cada momento da sua história. Em 1957, a cidade sofreu com um dos maiores alagamentos da história. “O Rio Turia teve seu curso desviado e o seu antigo caminho foi transformado em um grande jardim, que hoje é o pulmão da cidade”, descreve.
Outra adaptação aconteceu na região portuária de Valência, que foi reformada e chegou até a receber o campeonato de Fórmula 1 por cinco anos, de 2008 a 2012. A recuperação de prédios históricos da região central, com trabalho de retrofit — tipo de reforma que conserva a estrutura original do projeto, mas que permite que as pessoas possam morar com todo o conforto atual — também fez parte desse processo de requalificação urbana.
VALENCIA SPAIN - OCTOBER 08 2014: Prince Philip Science Museum and L'Hemisferic in  Valencia Spain
VALENCIA SPAIN - OCTOBER 08 2014: Prince Philip Science Museum and L'Hemisferic in Valencia Spain

Crescente qualidade de vida

Para o valenciano Fernandez, a qualidade de vida, sem dúvida nenhuma, tem feito de Valência uma das melhores cidades para viver na Espanha. As conexões de trem com Madri é um exemplo, com linhas de alta velocidade. Em cerca de 90 minutos é possível chegar do centro de Valência ao centro de Madri — uma viagem de aproximadamente 350 km.
A cidade também tem rodovias que favorecem a ligação com qualquer outra parte do país e da Europa. “Temos um aeroporto internacional com conexões aos principais destinos da Europa e África”, explica o empresário.
A classe média de Valência faz com que a cidade tenha vida muito ativa. “As ruas estão sempre cheias de gente passeando, comprando nos comércios locais, comendo umas “tapas” nos bares e cafeterias”, lembra Fernandez. O microclima de invernos suaves e verões quentes, com máximas de até 30 graus, também colabora para a agitação da cidade litorânea.
Valencia, Spain - Dec 16, 2017: People having fun in christmas spirit on Christmas fair with carousel on Modernisme plaza of the city hall of Valencia on 16th of December, 2017 in Valencia, Spain.
Valencia, Spain - Dec 16, 2017: People having fun in christmas spirit on Christmas fair with carousel on Modernisme plaza of the city hall of Valencia on 16th of December, 2017 in Valencia, Spain.

Cenário cultural

Em um dos maiores eventos culturais do mundo, Valência é visitada todos os anos durante as festas tradicionais das Fallas no mês de março. A tradição teria começado na Idade Média, quando os carpinteiros festejavam a chegada da primavera acumulando galhos de madeira e montando grandes fogueiras. Com o passar dos anos, os galhos foram ganhando forma humana e com papel machê passaram a ser grandes esculturas – chegam a altura de 33 metros.
Além das Fallas, outro destaque não menos importante está na gastronomia. Afinal, a Paella — prato típico feito com arroz, açafrão, frutos do mar e vegetais — é valenciana.
*Especial para a Gazeta do Povo.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!