Novo centro cultural

Design

Novo Museu do Design recebe festa do reconhecido prêmio Compasso D’Oro

Fernanda Massarotto
10/09/2020 11:00
Thumbnail

A poltrona Sacco da Zanotta, de 1968, uma criação de Piero Gatti, Cesare Paolini e Franco Teodoro, foi premiada como objeto icônico nesta edição. Foto: divulgação

As portas do novíssimo Museu do Design em Milão, na Itália, não foram ainda abertas oficialmente, mas HAUS esteve presente na premiação do 26º Compasso d’Oro ADI que aconteceu na manhã desta quarta-feira (9) nas dependências da instituição. Um público restrito pode visitar esse novo centro cultural italiano que, pela primeira vez, celebra em sua sede um dos mais importantes eventos de design do mundo, o prêmio Compasso d'Oro, mais conhecido como o "Oscar do Design".
O museu, que será inaugurado e aberto ao público em dezembro, ocupa um edifício construído na metade do século 20 que, por anos, abrigou um depósito de bondes da rede de transporte milanesa e posteriormente uma central elétrica.
Foto: Fernanda Massarotto
Foto: Fernanda Massarotto
Um júri internacional selecionou 18 projetos. Além dos vencedores tradicionais, este ano três prêmios especiais foram concedidos para objetos icônicos projetados há décadas e que continuam em produção.
A luminária Arco desenhada em 1962 por Piergiacomo e Achille Castiglioni, fabricada pelo Flos; a poltrona Sacco da Zanotta, de 1968, uma criação de Piero Gatti, Cesare Paolini e Franco Teodoro; e finalmente a cama Nathalie da Flou, desenhada por  Vico Magistretti nos anos 1970.
Luminária Arco da Flos. Foto: divulgação
Luminária Arco da Flos. Foto: divulgação
"É uma ocasião inédita e muito importante. Abrir nossa sede onde também funcionará o museu em um momento delicado não foi fácil. Mas era preciso", conta para a HAUS, Luciano Galimberti, presidente da Associação do Design Italiano (ADI). "O prêmio contempla uma categoria infinita de produtos até porque o design está na nossa vida 24 horas." E convida o público brasileiro: "Esperamos vocês o quanto antes!".

Conheça alguns dos ganhadores da 26ª edição do Compasso D'Oro:

E-Lounge
Foto: divulgação
Foto: divulgação
Empresa:  Repower
Designer: Antonio Lanzillo & Partners
Tipologia: design para espaços públicos
Le gallerie degli Uffizi (brand identity)
 Foto: divulgação
Foto: divulgação
Empresa: Gallerie degli Uffizi
Design: Carmi e Ubertis Milano
Tipologia: brand identity
D-Heart
 Foto: divulgação
Foto: divulgação
Empresa: D-Heart
Design: Design Group Italia
Tipologia: equipamento médico

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!