Bioma

Design

Pantanal inspira coleção de móveis e lança jovem designer no mercado nacional

Sharon Abdalla
08/01/2021 11:53
Thumbnail

Cadeira Tuiuiú. | Divulgação/Estúdio Jatö

Um dos mais importantes biomas brasileiros, o Pantanal, mais especificamente o da região sul-mato-grossense, é a inspiração da coleção homônima que marca o debut do designer Henrique Viblin, do Estúdio Jatö, no mercado nacional.
Paranaense de nascimento e morador do Mato Grosso do Sul há sete anos, após breve passagem por São Paulo, o profissional convive com o universo da madeira desde a infância - a família era proprietária de uma madeireira -, a partir de quando começou a se interessar não apenas pela matéria-prima, mas por fazer com que ela ganhasse vida por meio do design e da funcionalidade.
Tamanha curiosidade, no entanto, perpassa outras esferas da vida de Viblin. Isso fez com que tenha se graduado em História e estudado e trabalhado com teatro, fotografia, música e produção áudio-visual, antes de se lançar profissionalmente no design.
Cadeira Tuiuiú.
Cadeira Tuiuiú.
"Sempre mantive esse convívio com o design e a criação de forma paralela ao meu trabalho. Há cerca de 3 anos, comecei a trabalhar profissionalmente esse aspecto do design e senti uma confirmação de que essa e a área que eu tinha por vocação. A maturidade me trouxe essa clareza. Apesar desses outros interesses, o design falou mais forte", conta.

Pantanal

O fascínio que a cultura e, principalmente, a flora, a fauna e a geografia do Pantanal do Mato Grosso do Sul exerceram sobre o profissional desde sua chegada ao estado serviram de base para o conceito da coleção, composta por uma cadeira, uma mesa de centro e um mancebo.
Mais do que isto, as formas daquelas últimas definiram quais seriam estas peças e não o contrário, como explica Henrique. "Busquei criar imagens e formas relacionadas aos pontos da pesquisa que realizei. Não priorizei o que queria fazer, mas sim o que a pesquisa disse ser o mais adequado, como se as formas que encontrei determinassem em quais peças elas deveriam se encaixar", detalha.
Mancebo Paratudo.
Mancebo Paratudo.
Assim nasceu a cadeira Tuiuiú, que como o próprio nome sugere, homenageia a ave-símbolo do Pantanal, executada em madeira canela, de origem controlada.
Mesa de centro Corixo.
Mesa de centro Corixo.
O mancebo Paratudo, por sua vez, faz referência à árvore cuja casca tem propriedades medicinais e é produzido em eucalipto salina proveniente de reflorestamento. Por fim, a mesa de centro Corixo traz formas orgânicas, em MDF, que remetem ao fluxo das águas das planícies pantaneiras alagadas.
As peças são produzidas sob encomenda e podem ser requisitadas aqui.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!