Design

9 peças com inspiração natural e de design autoral direto da principal feira brasileira do setor

Sharon Abdalla
20/02/2019 23:44
Thumbnail

Paralela Design chega em sua 35ª. edição valorizando o design brasileiro

O design autoral chegou para ficar. É fato! Seja com marcas consagradas ou a partir dos jovens e nascentes talentos, ele aparece em diferentes materiais, roupagens e soluções para responder necessidades que vão da contemplação à funcionalidade, ou melhor, que mesclam o melhor de ambas em móveis, utensílios, acessórios e objetos de decoração que enchem os olhos.
É isso o que os visitantes encontram, por exemplo, na 35ª edição da Paralela, que teve início na última terça-feira (19) e segue até esta quinta-feira (21) na Oca do Ibirapuera, em São Paulo, tradicional endereço da mostra. Reunindo cerca de 50 expositores, entre designers, arquitetos e artistas, a feira exalta o design autoral brasileiro em lançamentos e peças consagradas de diferentes regiões do país.
HAUS visitou a Paralela e selecionou algumas dessas novidades. Confira!

Natural

Peças de Luciano Pinheiro
Peças de Luciano Pinheiro
Fibras de banana tingidas a partir de pigmentos naturais são a matéria-prima para o trabalho desenvolvido pelo designer Luciano Pinheiro. A partir dela, ele dá vida a luminárias, capas para almofadas, pratos e descansos de mesa que aliam a rusticidade e a delicadeza das tramas artesanais.

Liberdade

Ana Penso e pela Cannelle Design.
Ana Penso e pela Cannelle Design.
Peça integrante da linha Alforria, a escultura de parede Liberdade, assinada pela designer curitibana Ana Penso e pela Cannelle Design, une peças confeccionadas em sisal, rami, junco e homenageia o trabalho das artesãs envolvidas no projeto.

Madeira

Banco onze da Jabuticasa.
Banco onze da Jabuticasa.
Desdobramento da mesa Onze, o banco de mesmo nome é o destaque da Jabuticasa. Feito de freijó maciço, ele traz bordas curvas e pés colados em entalhes na parte inferior do assento, formado por duas folhas da madeira.

Memória afetiva

A linha de luminárias Opalina, da Casa Costillas, remete à casa da vovó. Isso porque ela tira as tradicionais cúpulas em vidro leitoso do teto e as fixa sobre pranchas de madeira (que pode ser freijó, cedro rosa ou imbuía), tornando os cinco modelos da coleção ideais para bancadas.

Para girar

Penduradores componíveis que, além de utilitários, são esculturais. Esta é a proposta da linha Gira, do jovem estúdio Dentro. Confeccionadas em cedro e tauari, as peças estão disponíveis em três tamanhos e podem ser giradas mesmo depois de fixadas à parede.

Mais madeira

A madeira também é o destaque das peças assinadas pelo designer e marceneiro Regis Padilha. Na poltrona Gará, por exemplo, ele mescla freijó, tauari, jequitibá e pinheiro em um móvel com assento sinuoso, inspirado nas formas da natureza.

De casa para o mundo

Com inspiração sessentista, a linha Oca, do Estúdio Raunaimer, nasceu da necessidade e do desejo da arquiteta Luciana Raunaimer mobiliar a própria casa. Combinando palhinha e madeira maciça, as peças flertam com o retrô e o moderno e apresentam propostas inusitadas, com a da poltrona de leitura, que conta com mesinha de apoio e até luminária embutida.

Efeito pedra

A lã merino é a matéria-prima da coleção de pufes assinada pela artista têxtil Lucia Higuchi. Feltrada à mão, ela reproduz a estética das pedras em peças leves, delicadas e macias ao toque, ao contrário do que ocorre com sua fonte de inspiração.

Liberdade nas formas de usar

Assinadas pelo arquiteto Leandro Garcia, paulista radicado em Curitiba, para a Schuster, as mesas Argola possuem uma espessa borda em madeira maciça apoiada sobre finos pés tubulares de metal. Com tampo em diferentes materiais e acabamentos, estão disponíveis em diferentes tamanhos e alturas, o que permite que possam ser utilizadas sozinhas ou em composições.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!