Mobiliário e Iluminação

Design

Paranaenses estão entre os premiados pelo Museu da Casa Brasileira em 2021

Luciane Belin, especial para HAUS
18/10/2021 12:55
Thumbnail

Mesa Compasso, do estúdio Produteca, é vencedora do Prêmio Design do MCB, na categoria Mobiliário, em 2021 | Divulgação

Já está no ar o resultado de uma das mais importantes premiações brasileiras do design, o Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira. Entre os vencedores da 34ª edição estão os estúdios paranaenses Produteca e Dsgnselo, com projetos de mobiliário e iluminação.
A Mesa Compasso, assinada pelo escritório Produteca e fabricada pela Habitable, foi classificada em primeiro lugar na categoria Mobiliário. A peça tem autoria de Giulia Motti, Felipe Aranega, Fernando Falkiewicz, Rachel Hoppe e Rafaella de Bona.
"Receber um prêmio, ainda mais de relevância nacional como é o do MCB, é muito relevante, por ser um prêmio tão concorrido, então estamos supercontentes com o projeto ter sido reconhecido nessa categoria e nesse primeiro lugar", disse o designer de produto Felipe Aranega.
Pensada para acompanhar as diferentes fases do crescimento da criança, a mesa Compasso pode ser usada dos três aos 12 anos com diferentes finalidades e é adaptável à necessidade dos pequenos. Além de mesa, se transforma em prancheta, com o tampo inclinado, e em lousa, a partir do encaixe do mesmo em uma das laterais.
"A Compasso é uma mesa, mas na verdade a gente até brinca que ela é uma plataforma de brincar, porque que ela se desenvolve com a criança e com a vida dessa criança até ela se tornar adulta. Então ela é muito versátil, a gente quis trazer algo que remetesse às boas lembranças, que continuasse acompanhando a vida da criança, com material nobre, que não é rapidamente descartável", complementa o designer.
Além de versátil e de acompanhar a criança ao longo da vida, a mesa Compasso também é adaptável para cadeirantes.
Além de versátil e de acompanhar a criança ao longo da vida, a mesa Compasso também é adaptável para cadeirantes.
Além da Compasso, na categoria Mobiliário, dois outros paranaenses aparecem entre os selecionados: Leandro Garcia, com o Mancebo Varetas, e Lucas Bond Schwartsburd, com a Cadeira Medalinha, fabricada pela Decormade.

Iluminação: Coleção Glória

Na categoria Iluminação, a coleção Glória, assinada por Alberth Murta Ribas, diretor criativo do escritório Dsgnselo, obteve o 2º Lugar, com as peças Glória Parede 2, Pendente 1 e Piso 1.
A coleção Glória traz linhas e conceitos inspirados em características do mobiliário modernista brasileiro. "É uma celebração ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, que revolucionou a estética nacional em diversas áreas. O desenho da coleção Glória começou a ser desenvolvido há quase dois anos com o aprofundamento de minhas pesquisas sobre o valor estético desse período tão significativo para o design nacional. É extremamente interessante como o movimento modernista se conecta com a arquitetura e as artes e influência até hoje as novas criações", explica Alberth.
As fotos da coleção têm como cenário um dos ícones da arquitetura modernista de Curitiba, o Museu Oscar Niemeyer.
As fotos da coleção têm como cenário um dos ícones da arquitetura modernista de Curitiba, o Museu Oscar Niemeyer.
A coleção Glória tem oito peças, mas no prêmio só foram inscritas três delas por sua diferenciação na aplicação: parede, pendente e piso. "Nessas peças é evidente a inspiração do movimento modernista na derivação do mobiliário com relação a forma e traços em si, mas acredito que ser modernista passa principalmente pela forma de pensar um objeto, suas funcionalidades e materiais."
As peças têm filtros de iluminação sintético, desenvolvido pelo Light Lab da Dsgnselo, unidade de pesquisa e desenvolvimento de novos projetos da marca. O material derivado da indústria automobilística é translúcido e de alta resistência, quando aplicado sob uma fonte de luz proporciona uma luminosidade difusa e suave.
"Nós produzimos design nacional e queremos que nossos produtos sejam consumidos por brasileiros também. Agora em novembro, vamos inaugurar nosso novo showroom aqui em Curitiba e marcaremos presença na cidade com um espaço totalmente criativo, projetado pelo escritório Kuster Brizola. Essa premiação veio justamente para confirmar a estratégia que estabelecemos como marca", comemora o diretor criativo da Dsgnselo.
O 1º lugar da categoria ficou com a Luminária Lume, assinada por Gabriel De La Cruz Mota e Manoel Fonseca.

Prêmio MCB

Realizado desde 1986, o Prêmio Design MCB reconheceu, neste ano, 114 produtos e trabalhos em 1º, 2º, 3º lugares, menções honrosas e selecionados. Em 2021, foram 431 inscrições, com o maior número de trabalhos inscritos dos últimos três anos (75 trabalhos, dos quais 18 são já publicados e 57 não-publicados).
Além de Mobiliário e Iluminação, também são premiados trabalhos nas categorias Construção, Transporte, Eletroeletrônicos, Têxteis, Utensílios e Trabalhos Escritos. Os inscritos são analisados por duas comissões julgadoras independentes.
Via assessoria de imprensa, a diretora geral do MCB, Miriam Lerner, reforçou a importância histórica desta edição. “O Prêmio Design tem sido, ao longo de toda a sua existência, fundamental na construção da identidade do design nacional, o que faz com que o Museu da Casa Brasileira seja consciente de seu papel na manutenção regular anual da premiação. A retomada das atividades em 2021, após o cancelamento da edição anterior em decorrência da pandemia, representa – portanto – um necessário ato de resistência.
Acesse aqui a lista completa de projetos selecionados e premiados no 34º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!