Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Inscrições podem ser realizadas até 31 de agosto.
Inscrições podem ser realizadas até 31 de agosto.| Foto: Augusto Tomasi/Divulgação

O Prêmio Salão Design, um dos mais tradicionais do calendário nacional, está com inscrições abertas para sua 24ª edição. Promovida pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), a premiação seguirá a proposta de admitir apenas projetos de mobiliário, não havendo categorias para acessórios e itens de iluminação, por exemplo.

Podem participar estudantes e profissionais, em cinco categorias distintas: Desafio dos Espaços em Transformação; Desafio da Identidade Brasileira 2022; Desafio do Uso de Painel; Desafio da Tecnologia Embutida e Desafio das Experiências Positivas. Os prêmios serão de R$ 6 mil para estudantes e de R$ 10 mil para profissionais, além de menções honrosas que podem ser designadas pelos jurados. Os projetos vencedores ainda irão participar de duas mostras de produtos: a Movesul Brasil, em março de 2022, e a DW! (Semana de Design de São Paulo) em agosto do próximo ano.

Siga a HAUS no Instagram

Premiação irá reconhecer projetos de design de mobiliário.
Premiação irá reconhecer projetos de design de mobiliário.| Augusto Tomasi

Haverá, também, a entrega de troféus para ‘Professor Orientador’ (para o orientador do melhor produto entre os estudantes) e ‘Madeiras Alternativas’, sendo este último ofertado em parceria com o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), reconhecendo o uso de madeiras de espécies consideradas não muito utilizadas. Além do troféu especial, esta categoria inclui como premiação uma viagem ao laboratório do SFB em Brasília e uma expedição a áreas amazônicas de manejo sustentável.

“Entendemos que a iniciativa revalida sua importância a cada ano, atuando como um canal de integração entre designers e indústrias, premiando o talento e apresentando ao mercado peças com diferencial competitivo”, avalia José Ferro, diretor do Prêmio Salão Design.

Peças em exposição durante a edição de 2018 do prêmio.
Peças em exposição durante a edição de 2018 do prêmio.| Augusto Tomasi

Os jurados deste ano são: Ana Brum, do Centro Brasil Design (CBD); Diego Farto, da empresa Artetílica; Giulio Palmitessa, professor da Unisinos; Ricardo Dal Piva, do Instituto Senai de Tecnologia de Madeira e Mobiliário; Silvana Carminati Heckman, da Associação Brasileira de Design de Interiores (ABD).

Nesses 33 anos do Prêmio Salão Design, já foram inscritos mais de 15 mil projetos e premiados 406. Este ano, o evento conta com patrocínio da Interprint, Berneck e Brasmacol.

As inscrições podem ser realizadas até 31 de agosto e podem ser realizadas no site do Prêmio Salão Design. O regulamento está disponível aqui.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]