Design

Primeira High Design valoriza o mobiliário brasileiro

Daliane Nogueira
10/08/2016 22:55
Thumbnail

Fotos: Daliane Nogueira/Gazeta do Povo

Madeira. muita madeira, em todos os tons e tratamentos e das mais variadas origens. Essa é a tônica do mobiliário apresentado em grande parte dos expositores que participam da primeira High Design Home & Office, que acontece em São Paulo esta semana em paralelo ao festival Design Weekend (DW).
A HAUS está na capital paulista e, em parceira com a Inove Design, garimpa todas as novidades e tendências. A designer e empresária Eviete Dácol destacou a importância de feiras como essas no Brasil. “A produção brasileira de design está cada vez mais aquecida e ações como essa ajudam a fomentar tanto a indústria quanto o varejo”, diz.
Entre os expositores, nomes consagrados como o estudiobola, que comemora 15 anos, Guto Indio da Costa e Paulo Alves, mesclam-se com jovens, que esforçaram-se para finalizar uma linha especial para lançar na feira. Além disso, grandes marcas do mobiliário brasileiro como Dell Anno e Florense apresentam novas linhas.
O que chama mais atenção são as peças de madeira e com design orgânico, que são uma marca forte do design brasileiro.

Confira uma seleção de 10 peças que garimpamos na High Design

O Estúdio Bola apresenta uma linha para área externa feita com enchimento de bolinhas de polímero e revestimento de tecido reciclado.
O Estúdio Bola apresenta uma linha para área externa feita com enchimento de bolinhas de polímero e revestimento de tecido reciclado.
A linha de produtos do projeto Acre Made in Amazônia valoriza as madeiras amazônicas de manejo amazônicas de manejo sustentável. O design da mesa de centro é de Bernardo Sena.<br>Foto: Daliane Nogueira/Gazeta do Povo
A linha de produtos do projeto Acre Made in Amazônia valoriza as madeiras amazônicas de manejo amazônicas de manejo sustentável. O design da mesa de centro é de Bernardo Sena.<br>Foto: Daliane Nogueira/Gazeta do Povo
Peça lançada por Paulo Alves durante a High Design. A poltrona é resultado da parceria com Hugo França,  autoridade em reaproveitar resíduos florestais para a produção de mobiliários únicos.<br>Foto: Daliane Nogueira / Gazeta do Povo
Peça lançada por Paulo Alves durante a High Design. A poltrona é resultado da parceria com Hugo França, autoridade em reaproveitar resíduos florestais para a produção de mobiliários únicos.<br>Foto: Daliane Nogueira / Gazeta do Povo

A feira

O evento integra o festival de design Design Weekend que está em sua quinta edição em 2016. Para o  idealizador do evento Lauro Andrade, a feira segue uma tendência internacional, na qual grandes festivais de design têm feiras de negócios âncoras para fomentar o mercado. A exemplo do que acontece com o FuoriSalone e o Salão Internacional do Móvel de Milão.
“Nascemos com a missão de inserir o Brasil no calendário mundial de eventos do segmento e ser a principal plataforma de exportações do setor de móveis. Queremos valorizar o desenho autoral brasileiro e promover o desenvolvimento dessa indústria”, resume Andrade.
A feira teve origem na experiência da Casa Brasil, que teve edições bienais em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, desde 2009. São esperados cerca de 15 mil visitantes até esta quinta-feira (11).
Entre os eventos simultâneos à High Design estão o CONAD – Congresso Nacional de Designers de Interiores; a sétima edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e a mostra do Prêmio Salão Design.
LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!