Arte, design e café

Design

Projeto em Miami traz explosão de cores com inspiração africana

HAUS
14/01/2022 17:45
Thumbnail
Formas ousadas, padrões geométricos e cores exuberantes saltam aos olhos no projeto do artista multidisciplinar Yinka Ilori para o café Blue Rider, instalado no espaço de arte experimental Superblue, em Miami (EUA).
A energia e a alegria da cidade que recebe milhares de turistas anualmente e pulsa diferentes culturas foi o ponto de partida para o conceito do projeto, fortemente inspirado nas parábolas nigerianas e nos tecidos da África Ocidental que fazem referências às origens do artista britânico-nigeriano, em uma espécie de polinização cultural cruzada, bastante presente em sua obra.
Formas ousadas, padrões geométricos e cores exuberantes definem a obra do artista.
Formas ousadas, padrões geométricos e cores exuberantes definem a obra do artista.
“Adoro contar histórias do folclore tradicional nigeriano que celebram a felicidade e a alegria, a positividade e a esperança, e também adoro as histórias que vêm do meu lado britânico, já que eu nasci e fui criado em Londres. Estou inspirado por um híbrido de coisas diferentes. A linguagem, a comida, a cultura, o tecido, a materialidade, a energia. De certa forma, estou dando ao público uma visão sobre minha formação e permitindo que eles vivenciem partes de minhas experiências. Estou dando a eles um pouco de mim, o que é bastante pessoal", comenta Ilori, em nota.
Para o artista, a cor é uma ferramenta poderosa, capaz de manter os momentos vivos na memória e no coração das pessoas que com elas tiveram contato.
"Nesse espaço [Superblue], você vê as obras de artistas incríveis e sai realmente inspirado. Para mim, é um lugar onde você pode refletir e absorver o que viu. É um lugar onde você pode sentar, beber, falar sobre o que acabou de vivenciar, meditar, refletir e apenas absorver tudo”, completa.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!