Design

Projeto paranaense conquista prêmio internacional de design

HAUS
25/02/2016 11:00
Thumbnail

Linha Learn and Play da Ômega Design. Projeto foi feito em parceria com o Sebrae/PR e o Centro Brasil Design (CBD). Foto: CBD / Divulgação

A Ômega Design, empresa especializada na fabricação de móveis escolares e corporativos, com sede em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, conquistou o prêmio iF Design Awards 2016 na categoria Produtos – Móveis para crianças e bebês. Esta foi a primeira vez que uma empresa paranaense recebe o prêmio que está entre os mais importantes do design mundial.
O reconhecimento veio com o desenvolvimento da linha Learn and Play de móveis para o público de três a cinco anos. Na próxima sexta-feira, dia 26 de fevereiro, o publicitário Eduardo Oliveira, diretor de produção da empresa e a jornalista Silvia Kawatani, responsável pelo marketing da Ômega, estarão no Museu da BMW, em Munique, na Alemanha, para receber a premiação.
As peças do projeto estarão expostas em Hamburgo, até o maio de 2016. A previsão é de que a linha Learn and Play esteja disponível no mercado brasileiro até agosto de 2016. A linha receberá um selo de reconhecimento internacional, será inserida em uma exposição online e passará a fazer parte do iF World Design Guide, uma plataforma digital de referência para empresas, escritórios, agências, instituições e profissionais de design de todo o mundo.
A empresa trabalha com móveis para escolas e, por conta da sazonalidade, passa alguns períodos do ano com uma produção baixa. “Para reverter essa situação pensamos em uma linha que atingisse o mercado doméstico, mas era preciso um design inovador”, comenta Oliveira.
Os empresários foram em busca de viabilizar um projeto inovador. Encontraram no Centro Brasil Design (CBD) e no Grupo Criativo a orientação para desenvolver a linha que foi inscrita e selecionada pelo edital do Programa Sebraetec Diferenciação em 2015, iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).  “Foi preciso melhorar em maturidade e organização para cumprirmos os cronogramas e criar algo com diferencial para o mercado. Essas regras e exigências ajudam a cumprir as etapas do planejamento e concluir com sucesso o que foi idealizado. Todo esse processo nos ensinou que mesmo as pequenas empresas podem investir em inovação”, resume Oliveira.
Segundo Ana Brum, diretora técnica do Centro Brasil Design, o Brasil é um dos 10 países mais premiados em design no mundo. Para ela, o prêmio concedido pela iF Design Awards 2016 representa um reconhecimento internacional e a possibilidade de abertura de novos mercados, inclusive para exportação. “A empresa utilizou sua expertise e credibilidade no mercado para criar novos móveis, com as mesmas normas de ergonomia e segurança, mas com design para outros ambientes. A chancela internacional vai agregar mais visibilidade e valor à linha de produtos.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!