Design

Pufe saco: um clássico que completa 50 anos e ganha versão sustentável

Fernanda Massarotto *
28/10/2019 16:52
Thumbnail

Pufe Sacco, da Zanotta, completa 50 anos com versão sustentável. Foto: Divulgação | SARAMAGNI

Meio século. Anticonformista e icônico. O famoso pufe Sacco da marca Zanotta completa 50 anos de vida. Sim, o pufe em formato de saco que nos acostumamos a encontrar em um sem número de lojas tem uma história de design. E que história.
Mais que um objeto de decoração, a peça criada pelos jovens arquitetos Gatti, Paollini e Teodoro, em 1968 e produzida um ano depois, é ainda conhecida como símbolo da transformação cultural dos anos rebeldes.
Os três designers criadores do pufe Sacco, da Zanotta. Peça que se popularizou mundo afora tem uma história de design. Foto: Divulgação
Os três designers criadores do pufe Sacco, da Zanotta. Peça que se popularizou mundo afora tem uma história de design. Foto: Divulgação
Passadas cinco décadas e em tempos de responsabilidade ambiental, a Zanotta apresenta o Sacco com uma nova roupagem moderna e sustentável.  A edição limitada da coleção Sacco Goes Green é composta de três modelos nas cores azul, vermelho e amarela – 100 peças ao todo – assinadas pelo francês Pierre Charpin, que desde 2002 colabora com a marca italiana.
Detalhe do Pufe Sacco em versão sustentável. Foto: Divulgação
Detalhe do Pufe Sacco em versão sustentável. Foto: Divulgação
“A ideia foi criar um desenho que desse vida a uma estampa que lembrasse as redes de pesca. E ao mesmo tempo fosse divertida e colorida”, conta o designer que, nos últimos anos, tem se especializado em desenhos e estampas.
O tema das redes de pesca não ficou só na parte visual. “As poltronas são realizadas a partir da coleta de plástico e de velhas redes de pescadores abandonadas nos mares”, explica Pierre Charpin. O material de revestimento interno e externo é biodegradável. As bolinhas de poliestireno usadas para o enchimento do pufe tradicional foram substituídas por microesferas de plástico biodegradável BioFoam, um bioplástico elaborado com ácido polilático (PLA), um recurso renovável, obtido através da cana de açúcar.
Já o revestimento externo é realizado com Econyl, uma fibra de nylon produzida pela empresa italiana Aquafil, que produz tecidos sustentáveis e regenerados. “A situação ecológica no mundo é dramática e participar de um projeto como este que dá sua contribuição ao planeta é uma honra”, comenta o designer francês que também assina mesinhas de centro da linha Spotty, em madeira laminada com tampos em estampas gráficas.
Pufe Sacco completa 50 anos. Foto: Divulgação
Pufe Sacco completa 50 anos. Foto: Divulgação
A partir de janeiro de 2020 a nova coleção realizada com materiais reciclados e biodegradáveis fará parte do catálogo da empresa com revestimento em várias cores e sem estampas ou desenhos. “Nos últimos vinte anos, a Zanotta vem realizando progressivamente mudanças estratégicas focalizadas na redução do impacto ambiental seja na concepção de nossos produtos, na produção ou na distribuição”, conclui o presidente da Zanotta Giuliano Mosconi.

LEIA TAMBÉM

*especial para a Gazeta do Povo

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!