Design

Purificador de ozônio portátil elimina bactérias e vírus de roupas e tecidos

Fernanda Massarotto
05/05/2020 11:01
Thumbnail
"New Normal". O termo em inglês para definir como será o "novo" dia-a-dia da humanidade pós-pandemia já começa a fazer parte do nosso vocabulário. Distanciamento social, uso de máscaras, desinfecção e higienização são algumas das medidas para conter o Covid-19 quando saímos à rua. Mas como nos protegemos em casa?
O escritório de design Carlo Ratti Associati, em Turim, em parceria com a Scribit, startup que desenvolve robôs industriais, apresenta ao mercado o Pura-Case, um purificador que elimina micro-organismos, bactérias e vírus em tecidos.
O aparelho portátil - a bateria - pode ser colocado dentro dos armários ou mesmo na entrada de casa. A peça, inspirada nas capas protetoras de armazenamento de ternos e vestidos. funciona como uma cápsula, feita em tecido sustentável, equipada com um sistema de purificação do ar por ozônio, que limpa e desodoriza roupas.
O protótipo do Pura-Case deve ser lançado em breve por meio do Kickstarter, maior site de financiamento coletivo que investe em projetos inovadores.
O gás ozônio, uma forma triatômica do oxigênio (O3), é largamente usado na indústria têxtil para higienizar tecidos já que nestes materiais vírus e bactérias sobrevivem por longos períodos. O Pura-Case ajuda não só na esterilização das roupas mas também na redução de lavagens desnecessárias e consumo de água. Em apenas uma hora é possível fazer a desinfecção de até 4 vestimentas. Assim que é concluído o ciclo de limpeza, o ozônio é reduzido a oxigênio através de um processo natural de decomposição, garantido a abertura da cápsula com segurança. Tudo controlado por um painel eletrônico na parte externa do aparelho ou por meio do aplicativo.
“O Pura-Case é uma alternativa aos dispositivos industriais atualmente em uso nos hospitais. É uma peça que desempenha um papel vital no mundo pós-pandemia e auxilia principalmente quem trabalha em contato com o público, estando assim mais exposto ao vírus", explica o arquiteto Carlo Ratti, que liderou a equipe de design no desenvolvimento do projeto.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!