Design

Startup brasileira cria incríveis peças de design e revestimentos a partir da borra do café

Sharon Abdalla
24/09/2018 20:28
Thumbnail
Aos amantes do café, em especial àqueles mais preocupados com os temas relacionados à sustentabilidade, cabe a questão do que fazer com a borra do líquido tão amado pelos brasileiros, que fatalmente vai parar no cesto do lixo assim que a xícara alcança a boca.
Resíduo para muitos, o pó usado do café se transformou em matéria-prima para a startup paulista Recoffee Design que, como o próprio sugere, ressignifica e dá utilidade à borra, transformada em biojoias e objetos de decoração.
Os revestimentos são os mais recentes lançamentos da Recoffee Design. Fotos: Divulgação/Recoffee Design
Os revestimentos são os mais recentes lançamentos da Recoffee Design. Fotos: Divulgação/Recoffee Design
“A ideia nasceu a partir de uma iniciativa da Ana Paula [Naccarato, uma das sócias da marca], que propôs fazer design a partir da borra do café no seu trabalho de conclusão de curso em Design [de Produto]. A partir do volume de resíduos de café que temos no Brasil, os produtos foram desenvolvidos pensando sempre no pilar da sustentabilidade, da economia circular e do upcycling, agregando valor a algo que viraria lixo. Esse é o conceito da nossa marca”, explica o biólogo Sérgio Luiz Camargo, um dos sócios da Recoffee Design.
Além da borra, coletada em duas cafeterias de Ribeirão Preto parceiras da marca, a massa que dá forma às peças leva aglutinantes naturais que formam uma resina vegetal atóxica aerada. Apesar de rígida, ela confere leveza ao material, que é totalmente moldável. “Nossas peças são artesanais, o que faz com que nenhuma seja idêntica à outra, e nosso processo produtivo não utiliza nem energia”, destaca Sérgio.
Seis coleções de acessórios também compõem o catálogo da marca.
Seis coleções de acessórios também compõem o catálogo da marca.

Modelos

A luminária e o vaso Luminé foram as peças que deram origem à Recoffee Design, há um ano e um mês. Atualmente, a marca já conta com 60 modelos de produtos, com design minimalista e geométrico, entre biojoias e objetos de decoração.
Voltada para o público feminino, a linha de biojoias contempla seis coleções e oferece brincos, colares, gargantilhas, pulseiras e conjuntos banhados a ouro branco ou amarelo. “O componente biológico é a borra do café”, enfatiza Sérgio ao justificar a linha de produtos.
O objetos de decoração, por sua vez, trazem opções de vasos, relógios de parede, bandejas, luminárias, além de revestimento de parede. Feitos sob encomenda, as peças podem ter as dimensões e a tonalidade de cor customizadas de acordo com a necessidade e desejo do cliente. As peças são resistentes à água, mas a marca não aconselha seu uso em áreas muito úmidas, como as de box. Por serem extremamente leves, as placas podem ser fixadas com fita dupla face, o que é outro atrativo do produto.
“Nossos produtos têm sido bastante utilizados para presentear devido à sua relação com a brasilidade, uma vez que o café brasileiro tem apelo forte em todo o mundo, e ao fato de ter o conceito do upcycling por trás de sua produção”, avalia Sérgio.
Desde março de 2018, as peças são comercializadas pelo site da Recoffee Design por valores que variam entre R$ 35 e R$ 240, além de pontos de vendas físicos em expansão pelo país.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!