Referência em design, Firma Casa apresenta novos mobiliários exclusivos

Coletivo ítalo-alemão Hillsideout mistura técnicas tradicionais de marcenaria italiana, madeira brasileira e materiais contemporâneos, como o acrílico

Coletivo formado pelo casal Andrea Zambelli e Nat Wilms se inspira na cultura paulistana para produção de mobiliário autoral, que está em exposição na Firma Casa. Fotos: Ruy Teixeira/Divulgação

por Luan Galani

28/10/2016

compartilhe

Uma das maiores referências em design, a loja paulistana Firma Casa, que conta com concepção artística e paisagismo dos Irmãos Campana, exibe com exclusividade sete peças de mobiliário do coletivo ítalo-alemão Hillsideout.

Firma-Casa-design-decoracao-1

Fotos: Ruy Teixeira/Divulgação

As criações unem técnicas tradicionais da marcenaria italiana, madeira brasileira e materiais supercontemporâneos, como acrílico e resina.

Elas estarão em exposição por três meses no que a loja chama de sua primeira residência artística, em que a loja oferece aos profissionais um espaço articulador de experiências, estimulando novas possibilidades de se pensar e fazer design na atualidade.

Firma-Casa-design-decoracao-5

Fotos: Ruy Teixeira/Divulgação

Esse lugar foi uma carpintaria típica localizada na efervescente Vila Madalena, onde os designers Andrea Zambelli e Nat Wilms deram vida aos produtos.

Entre os móveis desenhados e confeccionados pela dupla durante a sua estadia no país estão mesas de tamanhos diversos, um banco e um armário.

Firma-Casa-design-decoracao-2

Fotos: Ruy Teixeira/Divulgação

A dupla escolheu madeiras tipicamente brasileiras, como jequitibá, muiracatiara e freijó. “Nós temos madeiras maravilhosas na Europa, mas nada se compara com as madeiras da Amazônia. Aqui, temos madeiras com cores incríveis, como o roxinho e a imbuia. Elas são mais duras e exigem um trabalho mais intenso”, afirmam.

Firma-Casa-design-decoracao-4

Fotos: Ruy Teixeira/Divulgação

Durante os estudos e a busca de referências, Andrea e Nat descobriram o cobogó brasileiro, elemento arquitetônico que possibilita uma iluminação natural e parcial de ambientes internos, dotando-os de uma sutil privacidade e permitindo a ventilação.

A dupla internacional enxergou nos cobogós semelhanças formais com o alfabeto tupi-guarani, descoberta recente que fizeram ao pesquisar também os pichos e grafismos típicos da capital paulista.

Os designers transferiram então alguns desses ideogramas a placas de acrílico que formam mosaicos no tampo de uma das mesas.

Em alusão às palafitas – edificações comuns de regiões alagadiças da Amazônia, construídas de modo a evitar a correnteza dos rios -, o móvel traz ainda pés de acrílico transparente, que dão à peça uma leveza peculiar.

Firma-Casa-design-decoracao-6

Fotos: Ruy Teixeira/Divulgação

Serviço

Local: Firma Casa

Endereço: Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1.487, São Paulo

Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 10h às 19h, e sábado, das 10h às 14h

Entrada: gratuita

LEIA TAMBÉM

Philippe Starck assina hotel em São Paulo com homenagem madura ao Brasil

Saiba por que você deve visitar Roterdã

Roupas velhas viram móveis de design sustentáveis

Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você