i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
CES 2021

Robô que arruma a casa, “TV gamer”: as novidades da maior feira de tecnologia do mundo para o lar

  • PorPor Haus, com Estadão Conteúdo
  • 12/01/2021 18:18
JEtBot 90
O aspirador-robô da Samsung planeja rota de limpeza e auxilia no cuidado com o pet.| Foto: Divulgação

Maior feira de tecnologia do mundo, a CES 2021 (Consumer Eletronics Show), que acontece até a quinta-feira (14) , vem trazendo desde a segunda-feira (11) as maiores novidades na área, com quase 2 mil marcas participantes. Além dos lançamentos de produtos, há palestras e conversas com os maiores especialistas do mundo no setor.

Pela primeira vez, a feira está sendo realizada de forma remota, por conta da pandemia de coronavírus, ainda em curso. Também impactadas pelos novos comportamentos gerados pelo período de isolamento social, as marcas prestaram atenção sobretudo ao lar e ao bem-estar. Entre as soluções desenvolvidas pelas marcas, estão produtos que facilitam a limpeza e a organização doméstica.

Feira foi realizada pela primeira vez de forma remota. Foto: Divulgação.
Feira foi realizada pela primeira vez de forma remota. Foto: Divulgação.

Além disso, há várias novidades em televisores, que já costumam ser as estrelas do evento. Em 2021, o uso da inteligência artificial é um dos elementos presentes nas TV's, com o intuito de oferecer uma programação mais interessante e assertiva ao usuário. Com isso, gasta-se menos tempo "resolvendo"o que assistir.

Um "normal melhor"

A multinacional sul-coreana Samsung trouxe para a CES 2021 produtos que proporcionam rotinas mais práticas sob o slogan de um "normal melhor". Um desses lançamentos é o JetBot 90 AI+, previsto para chegar ao mercado dos Estados Unidos já no primeiro semestre deste ano. O novo aspirador robô (que virou objeto de desejo na quarentena) usa tecnologia de reconhecimento de obstáculos para identificar e classificar objetos e, assim, decidir o melhor caminho para realizar a limpeza.

Fora isso, o aspirador pode servir como uma ferramenta de "monitoramento"da casa, principalmente para quem tem pet: o robô é equipado com uma câmera e, integrado ao aplicativo Smart Things, permite que a pessoa faça esse acompanhamento a distância, e ative modos como o "sozinho em casa" para distrair os animais de estimação e alimentá-los.

O JetBot90 também reconhece as fezes de gatos e cachorros. Ele não faz a limpeza dos dejetos, mas avisa o usuário. Quem tem pet sabe que um problema comum dos modelos de aspirador robô existentes no mercado é que eles não reconhecem as fezes e podem gerar ainda mais sujeira.

No final do processo, o JetBot 90 retorna para a sua base, para deixar os detritos e recarregar a bateria.

Ainda na mesma lógica de auxiliar no cuidado com a casa, a empresa apresentou o Samsung Bot Care5, que atua como uma espécie de "robô companheiro", enviando lembretes e recados ao longo do dia para auxiliar pessoas com uma rotina atribulada. Há ainda o Bot Handy6, em desenvolvimento. Com um avançado sistema de Inteligência Artificial, o robô terá força para alcançar e segurar objetos, levando-os para outros ambientes da casa. Uma das tarefas do Handy, por exemplo: recolher louças após uma refeição.

Imagens perfeitas

LG atualizou sua linha mais popular de televisores com nova estrutura de painel LCD e melhoria de cor e contraste da imagem. Foto: Divulgação/LG.
LG atualizou sua linha mais popular de televisores com nova estrutura de painel LCD e melhoria de cor e contraste da imagem. Foto: Divulgação/LG. | LIM TAE JOON

Já bastante aguardadas na feira, as fabricantes de televisores investiram em novidades como telas dobráveis, uso de inteligência artificial para filtrar melhor a programação e tecnologias que aprimoram a qualidade da imagem. Uma delas é a MicroLED 110, da Samsung. Esse tipo de tela conta com LED auto-iluminado e visual fino, praticamente sem molduras, que se "mistura" ao espaço e proporciona uma experiência imersiva. O lançamento do televisor deve ocorrer este ano na América do Norte; ainda sem previsão de chegada ao Brasil.

Outra novidade presente em produtos de marcas, como LG e a TCL, é o MiniLED, uma espécie de atualização das TV's LED tradicionais, o que oferece uma imagem com cores mais vivas e contrastantes. A TCL Eletronics, além do MiniLED, incluiu ainda um monitor de baixa reversão no modelo C825 , o que torna jogos de videogame, por exemplo, mais envolventes.

Já a LG lançou a TV Game Zone, direcionada especificamente aos adoradores dos jogos virtuais. Com 48 polegadas, a tela se curva em tempo real ao toque de um botão. A empresa também mostrou uma atualização na estrutura de painel LCD e tecnologia de cor Quantum NanoCell, para maior precisão de cor e contraste.

A TCL, por sua vez, apresentou a Google TV, que reúne filmes, programas e televisão ao vivo. Ela organiza este conteúdo via Inteligência Artificial para cada usuário, e oferece recomendações personalizadas. É possível também pedir ao Google para encontrar filmes e programas, responder perguntas e controlar dispositivos domésticos inteligentes com sua voz.

Caixa de som no chuveiro

O Shower Power, da Ampere, está em pré-venda na CES 2021. Foto: Divulgação.
O Shower Power, da Ampere, está em pré-venda na CES 2021. Foto: Divulgação.

Poder ouvir música enquanto toma banho sem se preocupar, com a água corrente como fonte de energia: assim funciona o Shower Power, desenvolvido pela empresa Ampere. A caixa de som bluetooth pode ser instalada no chuveiro, o que permite que a água movimente as miniturbinas e produza a energia necessária para seu funcionamento.

Segundo a Ampere, qualquer pessoa pode instalar o Shower Power em questão de minutos, apenas destacando o bocal do chuveiro e rosqueando o alto-falante. A Ampere está realizando uma pré-venda da caixa na CES 2021, por US$ 80 (cerca de R$ 425), com entrega prevista para maio.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.