Design

Salão do Móvel de Milão lança manifesto inédito para a renovação da cidade e do próprio evento

Luan Galani
15/03/2018 17:44
Thumbnail

Projeção da instalação de Carlo Ratti que será um dos destaques em Milão. Foto: CRA/Reprodução

O Salão do Móvel de Milão, evento oficial que é a coluna vertebral da Semana de Design italiana, publicou pela primeira vez em quase 60 anos um manifesto. No documento inédito, que pode ser acessado aqui, a organização do evento, que é o mais importante do mundo no universo do design e decoração, defende a renovação urbanística da cidade e uma nova maneira de conceber a feira. HAUS estará lá e trará todas as novidades.
LEIA MAIS SOBRE O SALÃO DO MÓVEL DE MILÃO 2018
A 57ª edição do Salão do Móvel está sendo considerada como um ponto de recomeço para o evento. “Todo novo começo pede por reflexão e compromisso”, explica em nota a assessoria de imprensa do evento. “Não é apenas um gesto de carinho para Milão e todos os atores que contribuíram para seu sucesso, mas é uma declaração de intenções, estabelecendo as fundações para uma nova maneira de pensar.”
Em resumo, o convite é para inovar, em busca de colaboração, inclusão, sustentabilidade, valorização de jovens talentos e da herança cultural, e não descansar nas láureas que já pertencem ao evento e à cidade. “É dessa maneira que podemos dar forma ao tipo de design e arquitetura que é mais consciente das necessidades da sociedade em constante mudança em que vivemos e que aprecia o design futurista, mas também necessita sentir uma variedade de emoções no dia a dia”, sentencia.
“Não devemos ser apenas uma nova arquitetura física para a cidade nem novos mobiliários à mostra na feira, mas novos modelos de criação de design e arquitetura, uma nova maneira de pensar e planejar. Design que vai além de si mesmo, que olha para as pessoas, as necessidades do mundo”, decreta o manifesto. “Vamos continuar a ajudar Milão a crescer com uma nova arquitetura futurística, bem como com o diálogo com os edifícios antigos; vamos pensar em termos de um esforço conjunto para criar o modelo de uma cidade que é cada vez mais bonita e acolhedora, não apenas durante o Salão do Móvel.”

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!