Design

Salão do Móvel Milão 2017: Haus escolhe o top 10 da feira de design

Luan Galani, enviado especial
20/04/2017 12:27
Thumbnail

Exposição da Lee Broom. Foto: Divulgação

Eles são os caras
A longa fila que exigia horas de espera dos visitantes para entrar na exposição do escritório nipo-canadense Nendo na Via Luca Beltrami é o melhor termômetro. Oki Sato, um dos designers mais experimentais e inovadores da atualidade, encantou com uma proposta minimalista quase invisível de produtos e um conceito monástico de morar. Milão foi dele.
Apesar das criações dos astros Philippe Starck, Patricia Urquiola, Karim Rashid e Marcel Wanders serem onipresentes, quem se destacou com uma produção surpreendente e ainda maior que a do ano passado foi o jovem designer italiano de Veneza Luca Nichetto, que trabalhou com formas orgânicas e muito vidro.
Peças preferidas
Dois lançamentos viraram nosso sonho de consumo. A peça O, do holandês Marcel Wanders para Moooi, que é uma grande esteira circular para descanso e leitura, ou até mesmo para sentar normalmente e esperar o tempo passar.
Peça O, da Moooi.
Peça O, da Moooi.
A outra vem do Salão Satélite: o banco Tenderwood, da designer de Taiwan Erin Chu. É um banco de madeira que parece comum no primeiro olhar, mas que desperta sorrisos depois que se senta. O assento é estofado e emborrachado, o que demandou diversas soluções tecnológicas novas.
Banco Tenderwood, da designer de Taiwan Erin Chu.
Banco Tenderwood, da designer de Taiwan Erin Chu.
As melhores exposições
Ventura Lambrate é lugar obrigatório para quem quer ver design alternativo. Mas a região roubou a cena este ano com algumas das melhores exposições. Como a promovida pela italiana Salviati, que ocupou antigas estações de trem de Milão e deu novos significados aos espaços com criações de Murano, e a instalação futurística da Lee Broom em um espaço vizinho.
Exposição da italiana Salviati.
Exposição da italiana Salviati.
Exposição da Lee Broom. Foto: Divulgação
Exposição da Lee Broom. Foto: Divulgação
Aconchego é o sobrenome deles
A gente tira o chapéu para a italiana Paola Lenti e a holandesa Moooi. Os melhores showrooms são deles, respectivamente em Lodi, mais ao sul de Milão, e em Tortona. Dão aula de como vestir a casa com estilo, de como montar ambientes aconchegantes e surpreendentes para todos os sentidos.
Showroom da Moooi.
Showroom da Moooi.
Showroom de Paola Lenti.
Showroom de Paola Lenti.
Cantinhos escondidos que contêm o mundo
Misto de loja e galeria de arte e design, o Spazio Rossana Orlandi e a Nilufar Depot são de visita obrigatória. Com uma curadoria primorosa e antenada, os dois espaços oferecem um catálogo de peças de jovens designers do mundo todo.
A galerista Rossana Orlandi.
A galerista Rossana Orlandi.
Galeria de arte e design Nilufar Depot.
Galeria de arte e design Nilufar Depot.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!