Patrocínio

Salão do Móvel de Milão 2019 traz engenhosidade como tema e homenageia Leonardo da Vinci

Mais importante evento de design do mundo, mostra de Milão 2019 será realizada em abril e terá novo formato de exibição

Foto: Bigstock

por HAUS

14/02/2019

compartilhe

A partir desta quinta-feira (14), os olhos do mundo estarão voltados para um único lugar: Milão, na Itália. Nesta manhã, a organização do Salão do Móvel, mais importante evento de design do globo, apresentou esta que será a 58ª edição da feira e divulgou seu manifesto para 2019, que traz como tema a “engenhosidade”.

Um novo formato de exibição e a homenagem a Leonardo Da Vinci, um dos maiores ícones da história da arte e da inventividade, também estiveram entre as novidades apresentadas pela organização do evento, que será realizado de 9 e 14 de abril na ‘capital do design’.

Apesar do anúncio, o Salão do Móvel não detalhou como será esse novo formato. HAUS estará lá pelo décimo ano consecutivo e trará todas as novidades.

Manifesto

Lançado pela primeira vez no ano passado, o manifesto se apresenta como um tributo a Milão e reforça que o Salão do Móvel não se trata simplesmente de uma feira de design. Mas sim de “um sistema de conexões, criatividade e inovação”.

>>> Maior feira de itens para a casa do mundo destaca artesanato e cores arrojadas

“A engenhosidade é um convite para olhar além, para compreender que tudo sempre pode ser reinventado e redescoberto a partir de novos olhares”, como explica (em tradução livre) nota da assessoria de imprensa do evento.

Luminárias de mesa Marset.

Luminárias de mesa Marset, expostas na Euroluce em 2017. Foto: Divulgação

A palavra também resume a homenagem que o Salão do Móvel prestará a Leonardo da Vinci no ano em que é celebrado o seu 500º aniversário de morte. Para ela, o canal Conca dell’Incoronata receberá a instalação AQUA, que fará referência aos estudos de da Vinci sobre o elemento. O pavilhão 24, por sua vez, receberá o evento “De-signo. The art of Italian design before and after Leonardo” (Desenho. A arte do design italiano antes e depois de Leonardo, em tradução livre), que promoverá uma imersão na inventividade de da Vinci e sua conexão com o design italiano contemporâneo.

“500 anos após sua morte, Leonardo segue como uma referência para nossos tempos. É graças a ele que nos dias de hoje designers e planejadores confiam em intuição, curiosidade e estudo quando se trata de projetar acessórios de decoração, espaços e objetos que responderão de forma eficaz e funcional os problemas cotidianos”, disse, em nota Giuseppe Sala, prefeito de Milão.

>>> Ellen DeGeneres lança linha de produtos de iluminação para a casa

Mostra

Em 2019, o Salão do Móvel de Milão irá contemplar as exposições bienais Euroluce e Workplace 3.0. Esta última contará com um novo formato de exibição, descrito como amplo e transversal pela organização do evento, que terá como objetivo demonstrar a evolução do conceito do espaço de trabalho, que mescla o dever e o prazer, o pessoal e o profissional, propício ao engajamento com outras atividades do dia a dia.

Outra estreia da mostra será o S.Project. Dedicado ao design de produto, soluções decorativas e técnicas de design de interiores, ele trará vasta variedade de peças, indo de tecidos e mobiliário a soluções acústicas e acabamentos para oferecer uma visão 360° do design de interiores.

LEIA TAMBÉM

5 apostas do design direto da Feira de Estocolmo, o coração da decoração escandinava

Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você