Inédito

Design

San Diego e Tijuana dividem título de Capital Mundial do Design de 2024

Luan Galani
12/11/2021 19:45
Thumbnail

Pela primeira vez na história, duas cidades dividem o título de capital mundial do design: San Diego e Tijuana para 2024. | Bigstock

Pela primeira vez na história, duas cidades dividirão o título de Capital Mundial do Design. São as cidades fronteiriças de San Diego, nos Estados Unidos, e Tijuana, no México, segundo anúncio oficial da World Design Organization (WDO) nesta quinta-feira (11).
O título concedido para uma cidade a cada dois anos reconhece o uso eficaz do design para impulsionar o desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental. E, com isso, a cidade ganha o direito de organizar uma extensa programação de eventos ao longo do ano. Atualmente, a cidade espanhola de Valência detém o título para 2022, a qual lançará ainda este mês a programação oficial de eventos para o próximo ano.

Mais parecidas do que diferentes

As duas cidades têm mais coisas em comum do que diferenças, como destaca a presidente da aliança entre os dois municípios, Michèle Morris. "Queremos mostrar ao mundo que somos mais do que duas cidades de fronteira. Somos casa regional para 7 milhões de pessoas que são mais parecidas entre si do que diferentes, e que se aliam de formas incríveis", defende.
Para 2024, San Diego e Tijuana já anunciaram algumas atividades que farão parte da programação, como a reconstrução do Parque Friendship, uma área bem grande atualmente fechada na fronteira para projetos comunitários, e encontrar respostas que ajudem a resolver o problema das pessoas que vivem nas ruas por meio de uma Olimpíada de Design.
San Diego e Tijuana escolheram uma abordagem bastante humana para destacar o papel do design para uma vida melhor.
San Diego e Tijuana escolheram uma abordagem bastante humana para destacar o papel do design para uma vida melhor.

Júri contou com brasileira

A vitória de San Diego e Tijuana foi sobre a outra finalista Moscou, capital da Rússia. A decisão foi tomada por sete especialistas internacionais nas áreas de design, planejamento urbano e desenvolvimento econômico e social.
Pela primeira vez, o júri contou com um representante do Brasil: a designer Gisele Raulik Murphy, convidada a participar do processo de avaliação das cidades por sua atuação na área de políticas públicas de design.
Gisele Raulik Murphy é a primeira brasileira a participar do júri internacional que avalia as cidades para o título de Capital Mundial do Design.
Gisele Raulik Murphy é a primeira brasileira a participar do júri internacional que avalia as cidades para o título de Capital Mundial do Design.
Gisele foi pioneira no estudo e implementação de programas de design como estratégia de competitividade para vários países. Até hoje atua como consultora para desenvolvimento de políticas públicas de design e inovação para países na América do Sul e Europa.
“A designação de Capital do Design não é um título de reconhecimento do que a cidade já apresenta em relação a design, mas sim uma aposta no que ela pode atingir com este programa. Por conta disso, o programa de eventos que a cidade fará ao longo do ano como Capital Mundial é de grande importância, porque vai garantir o legado que ficará para a cidade e seus habitantes”, explica Gisele.
San Diego e Tijuana trabalharão como uma única entidade.
San Diego e Tijuana trabalharão como uma única entidade.

Design para resolver problemas complexos

De acordo com Gisele, San Diego e Tijuana apresentaram uma proposta concisa de uso do design para conexão entre as duas cidades fronteiriças. "Os desafios enfrentados por populações divididas por fronteiras ao redor do globo são incomensuráveis. Esta designação é uma oportunidade para mostrar como o design pode atuar neste contexto de problemas tão complexos.”
Gisele lembra que Moscou foi a segunda finalista para o título de Capital Mundial do Design de 2024. A candidatura destacou a rica história do design da cidade, bem como as conquistas contínuas da comunidade de design do município. "Foi uma decisão difícil tomada pelo Comitê, já que ambas as propostas foram muito impressionantes", afirma.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!