Design

Festival urbano de design movimenta São Paulo

Daliane Nogueira
07/08/2016 22:30
Thumbnail

Peças inéditas de Sérgio Rodrigues lançadas por Fernando Mendes e palestra com Marva Griffin, curadora do Salão Satélite de Milão estão entre as atrações da DW! 2016. Fotos: Divulgação.

Desde 2012 estúdios de design, profissionais independentes e lojistas da área de decoração e design de São Paulo se uniram para produzir o Design Weekend, um festival urbano de design durante o mês de agosto na capital paulista
O DW! experimentou sucesso nas quatro primeiras edições e fez com que outras entidades e eventos despertassem para criar uma semana de design brasileira mais robusta, unindo exposições e lançamentos de grandes marcas, eventos alternativos e discussões acadêmicas. Tudo para favorecer as conexões entre design arquitetura, arte, cidade e negócios.
Em 2016, vários eventos marcarão a semana de 9 a 14 de agosto. HAUS estará em São Paulo, em parceria com a Inove Design, para conferir tudo e contar para vocês.
Mapa com os principais eventos da semana dedicada ao design em São Paulo, de 9 a 14 de agosto.
Mapa com os principais eventos da semana dedicada ao design em São Paulo, de 9 a 14 de agosto.

Veja uma prévia do que vai acontecer

DW! 2016

Serão mais de 100 eventos entre os dias 10 e 14 de agosto. De aulas e palestras com referências no mundo do design a lançamentos de peças e móveis, São Paulo ficará vestida de design.
Entre os destaques está a programação da Belas Artes, que terá a ação “90 anos de Economia Criativa: o business da Arte e Design” com mais de 20 horas de conteúdo de palestras, workshops e exposições. A principal palestra, no dia 9 de agosto, será com a dama do design Marva Griffin, fundadora e curadora do Salão Satélite de Milão e listada entre as 10 personalidades mais influentes do design mundial.
Marva Griffin estará em São Paulo durante a DW!.<br>Foto: Divulgação.
Marva Griffin estará em São Paulo durante a DW!.<br>Foto: Divulgação.
Outro evento importante da DW! é a mostra CASA COR 3XDESIGN, evento que acontece entre os dias 9 a 14 de agosto e busca valorizar aspectos de três regiões de culturas diferentes: Brasil, Itália e Cariri; explorando o que na Europa se denomina como os “F”s de uma cultura de lifestyle e design: furniture (móvel), food (comida) e fashion (moda). Um dos curadores do evento é o designer Jader Almeida.
O designer Fernando Mendes apresentará móveis inéditos de Sergio Rodrigues.<br>Foto: Divulgação.
O designer Fernando Mendes apresentará móveis inéditos de Sergio Rodrigues.<br>Foto: Divulgação.
Já o ateliê Fernando Mendes apresenta, entre os dias 12 e 14, peças inéditas e reedições de Sergio Rodrigues. Serão apresentadas três móveis inéditos de Sergio Rodrigues, recuperados no arquivo do arquiteto carioca através do Instituto Sergio Rodrigues.
Mais informações do evento, clique aqui.

MADE – Mercado, Arte, Design

Essa é a quarta edição do evento internacional que reúne peças de design colecionável, além de exposições e instalações de arte. O espaço coletivo apresenta e dá destaque a designers e estúdios nacionais e internacionais, revelando novos talentos, incentivando produções e ampliando a cultura do design.
Mesa de Centro Tocos será apresentada por Leandro Garcia durante a MADE.<br>Foto: Divulgação.
Mesa de Centro Tocos será apresentada por Leandro Garcia durante a MADE.<br>Foto: Divulgação.
Entre os estúdios presentes está o do arquiteto Leandro Garcia, que tem seu escritório em Curitiba e foi considerado recentemente um dos 20 melhores estúdios de arquitetura em ascensão do mundo pela revista britânica Wallpaper.
Para mais informações do evento, clique aqui.

High Design – Home & Office Expo

A primeira edição da feira acontecerá entre os dias 9 e 11 de agosto no recém-inaugurado São Paulo Expo Exhibition & Convention Center. Com a proposta de tornar-se o principal evento internacional de design em mobiliário da América Latina, a feira terá cerca de 80 expositores voltados para o mobiliário de alto padrão.
O evento é um desdobramento da Casa Brasil que era realizada em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, desde 2009.  De acordo com os organizadores a High Design foi pensada seguindo uma tendência internacional dos grandes festivais mundiais de design que possuem feiras de negócios como âncoras, fomentando o intercâmbio entre elas, como acontece com o Fuorisalone e o Salão Internacional do Móvel de Milão, na Itália.
Mais informações do evento, clique aqui.

Congresso Nacional de Designers de Interiores (CONAD)

Tradicional evento organizado pela Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD) desde 1996, o congresso reúne centenas de profissionais de todo o Brasil para uma reflexão sobre o exercício da profissão. Este ano acontecerá no mesmo espaço físico que o High Design.
“É uma oportunidade para agregar valor a todos os eventos e facilitar a atualização e reciclagem de informações a todos os profissionais dessa área”, explica Renata Amaral, presidente da ABD.
Mais informações do evento, clique aqui.

7ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo

A conferência e exposição de sustentabilidade na arquitetura e construção terá palestras e sessões educacionais com profissionais referenciados nacional e internacionalmente. O evento acontecerá junto da High Design e terá um projeto modelo para casa sustentável.
Perspectiva da casa Modulabi que será apresentada durante a 7ª edição da Greenbuilding Brasil .<br>Imagem: Divulgação.
Perspectiva da casa Modulabi que será apresentada durante a 7ª edição da Greenbuilding Brasil .<br>Imagem: Divulgação.
Chamado de Modulabi: Habitação Modular de Baixo Impacto Ambiental, a concepção arquitetônica e seus sistemas foram simulados em computador e serão apresentados graficamente para informar o público sobre os benefícios energéticos desse projeto desenhando com conceitos da arquitetura bioclimática na habitação sustentável.
Mais informações do evento, clique aqui.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!