Capacitação

Design

Símbolo do design brasileiro, madeira é tema de ciclo de palestras online

HAUS
11/08/2020 11:00
Thumbnail

Conjunto de mesas laterais Tribo, em madeira maciça, pela Lattoog. Foto: Divulgação/Lattoog

Da construção e revestimento ao mobiliário, a madeira é soberana entre as matérias-primas que ganham vida pelas mãos de arquitetos, designers e artesãos brasileiros. Natural, quente e bastante versátil, ela é o tema central da 1ª edição do Matéria-Prima, ciclo de encontros que terá início nesta terça-feira (11) e segue até o próximo dia 27 de agosto por meio de plataforma streaming.
Idealizado pela jornalista Juliana Victorino e pela designer Maria Eduarda Carneiro da Cunha, o evento irá reunir acadêmicos, artistas, designers, arquitetos, formadores de opinião, artesãos e ONGs especializadas para discutir as características, usos e curiosidades desta matéria-prima tão rica e que cabe em diferentes tipos de projetos, além de estimular o consumo consciente dela. Entre eles estão nomes como Ricardo Graham Ferreira, oEbanista; Adelia Borges, curadora, historiadora e crítica de design; Leonardo Lattavo, designer da Lattoog; Guto Índio da Costa, designer; e Ana Cristina Schneider, consultora estratégica e de mercado do Sindmóveis (Sindicato das Indústrias do Mobiliário), consultora do Orchestra Brasil e Projeto Raiz.
Consumo consciente da madeira será um dos temas abordados nas palestras. Foto: Divulgação/Precious Woods
Consumo consciente da madeira será um dos temas abordados nas palestras. Foto: Divulgação/Precious Woods
Os encontros terão 90 minutos de duração cada, sendo 30 minutos abertos às perguntas dos participantes. As inscrições custam R$ 20 (por palestra) ou R$ 100 (pacote para os seis encontros). Parte da renda da venda dos ingressos e a doação de designers com sua hora/aula serão revertidas para a Ampravat (Associação de microprodutores rurais de Amorim e Vista Alegre do Tapajós) em uma ação para contribuir com a implementação de uma escola para aproveitamento de resíduos e insumos.
Confira a programação:
Dia 1 (11/08) - Madeira e a Produção Industrial Moveleira - da criação ao chão de fábrica
Mediação: Ana Cristina Schneider (Sindomóveis, Orchestra Brasil e Projeto Raiz). Participantes: Leonardo Lattavo (Lattoog), Mila Rodrigues (consultora de produtos para indústrias) e Guto Índio da Costa (designer)
Dia 2 (13/08) - Madeira e a Produção Artesanal Moveleira - o tempo, a criação e a produção 
Mediação: Bruno Simões (sócio-curador da MADE e conselheiro do Instituto Lina Bo Bardi). Participantes: Ricardo Graham Ferreira (oEbanista), Fernando Mendes (arquiteto, designer e marceneiro) e Rodrigo Silveira (designer e marceneiro)
Dia 3 (18/08) – Madeira e a Arte Popular - a expressão popular do artesão através da madeira
Medição: Ronald Barbosa (designer e artista plástico e gestor cultural). Participantes: Adélia Borges (crítica, curadora e historiadora de design), Maria Fernanda Paes de Barros (designer e pesquisadora) e Renato Dib (artista plástico e curador da Dpot Objeto, em São Paulo)
Dia 4 (20/08) – Madeira Brasileira – ontem, hoje e amanhã  
Mediação: Aline Tristão Bernades (diretora executiva do FSC Brasil). Participantes: Angelo Ricardo Sousa Chaves (engenheiro ambiental. Atua no manejo florestal comunitário desde 2014 pela Cooperativa Mista da Flona do Tapajós – Coomflona), Beto Mesquita (diretor de Políticas e Relações Internacionais da BVRIO), Jeanicolau Simone de Lacerda, (assessor da Precious Woods Holding, uma das maiores empresas do mundo no campo do manejo sustentável e certificado de florestas tropicais)
Dia 5 (25/08) – Madeira Brasileira e a Arquitetura - a influência da madeira na arquitetura brasileira
Mediação: Fernando Mungioli (proprietário e Publisher da Arco Editorial Ltda, editora especializada em arquitetura e responsável pela revista "Projeto"). Participantes: Fernando Mendes (arquiteto, designer, marceneiro e presidente do Instituto Sergio Rodrigues), Ana Belizário (gestora de projetos e novos negócios com foco em construção civil da Amata, empresa brasileira que nasceu com o propósito de manter as florestas em pé); Gustavo Utrabo (arquiteto e urbanista)
Dia 6 (27/08) - Madeira no Movimento Maker - a transição dos labs para as marcenarias  
Mediação: Eva Mota (jornalista, estudante de Design de Interiores). Participantes: Emanuel Oliveira (fundador da Marcenaria Selvagem, um espaço de formação e residência em marcenaria), Gabriel Lages (designer de produto, fundador da Fabrique, escola de marcenaria).

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!