Design

Sofá inovador é totalmente desmontável e cabe dentro de uma caixa

Gazeta do Povo
17/08/2019 19:53
Thumbnail

Estrutura do sofá parece uma sanfona que se comprime e expande na montagem. Foto: Reprodução | mamavic22@yahoo.com

Móveis mais leves, compactos e multifuncionais. Nos últimos tempos quem trabalha com design e arquitetura se acostumou a ver lançamentos que atendem essas características. Mas a startup Furniture Tech Lab elevou o nível dessa discussão. A empresa acaba de lançar um sofá totalmente dobrável, que fica do tamanho de uma caixa que poderia ser transportada pelos correios.
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Batizado de Elephant in a Box, o produto tem uma estrutura interna que imita os favos de mel. Essa parte do móvel é feita de fibra de celulose que, quando aberta, parece um acordeon e cria uma área retangular na qual o amortecimento e acento do estofado são encaixados.
Modelo é resistente e suporta até 800 quilogramas. Foto: Reprodução
Modelo é resistente e suporta até 800 quilogramas. Foto: Reprodução
Embora pareça frágil, é justamente essa estrutura sanfona que aumenta a capacidade do móvel, fazendo com que ele aguente 400 vezes o seu peso. Nos testes feitos pela empresa, o protótipo foi capaz de absorver mais de 800 quilogramas.
A estrutura cabe em uma caixa, o que facilita o transporte. Foto: Reprodução
A estrutura cabe em uma caixa, o que facilita o transporte. Foto: Reprodução
Outra vantagem do móvel é a possibilidade de montagem no tamanho necessário, de acordo com o espaço disponível. Por fim, mas não menos importante, o modelo é ecologicamente correto por reduzir quantidade de madeira utilizada e reduzir em 80% as emissões de CO2, em comparação ao transporte de um sofá convencional.
O projeto foi lançado no site de financiamento coletivo Kickstarter em maio deste ano e arrecadou U$ 38,7 mil. Atualmente é vendido por cerca de U$ 600 e tem pedidos fechados até o início de 2019.

Entenda como o produto funciona

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!