i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Evento

Surto de coronavírus cancela Dia do Design Italiano em 100 cidades

Curitiba, no entanto, manterá a programação com o italiano Francesco Moliterni da empresa Leonardo S.p.A. e a arquiteta Carlotta Pinna

  • PorMariana Ceccon, especial para Gazeta do Povo
  • 04/03/2020 17:42
italian-design-day-2019-la-let4909
Na edição de 2019, o IDD em Curitiba contou com a presença do arquiteto italiano Giacomo Pirazzoli, da Universidade de Florença.| Foto: Leticia Akemi/ Gazeta do Povo

Além de postergar o Salão do Móvel de Milão 2020 para junho, o surto internacional de coronavírus também é responsável pela suspensão das comemorações do Dia do Design Italiano (IDD), festividade que estava agendada para ocorrer entre os dias 23 e 27 de março em mais de 100 cidades, simultaneamente.

No Brasil, seis capitais teriam programações específicas para comemorar a data, com a presença de arquitetos, designers, acadêmicos e empreendedores para apresentar o melhor do design italiano.

O IDD é realizado anualmente pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional da Itália, em aliança com o Ministério do Desenvolvimento Econômico e Patrimônio Cultural, e da Trienal de Milão.

Por meio de nota, a Embaixada da Itália no Brasil, localizada em Brasília, afirmou que as medidas restritivas de trânsito aéreo dificultam a transferência de visitantes de fora do Brasil para o evento, sendo este o principal motivo para que o Ministério das Relações Exteriores italiano adiasse a data. "Uma nova data para o IDD será comunicada proximamente", escreveu a instituição.

No Brasil, o IDD 2020 aconteceria em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre, Brasília e Curitiba. Por email, o Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro confirmou que todas as atividades previstas para data estão suspensas nesta cidade. Já os consulados de São Paulo e Recife não responderam se deverão manter o cronograma de atividades até o fechamento desta reportagem.

Curitiba e POA manterão programação

Com o adiamento por parte dos órgãos italianos da comemoração, alguns consulados regionais decidiram manter a programação, ainda que usando outros nomes para o evento. É o caso de Curitiba e Porto Alegre. Na capital gaúcha o cronograma de atividades ainda não foi divulgado, mas o consulado informou que manterá o calendário, com o novo título: "Design Italiano Contemporâneo".

Já na capital paranaense, o Consulado Geral da Itália-- em parceria com o Centro Brasil Design (CBD), a Prodesign>PR, o Istituto Europeo di Design (IED) e a Prefeitura de Curitiba-- irá manter a programação original, mas agora sob o nome "Fomento do Design Italiano no Brasil".

A programação contará com um debate com a presença do italiano Francesco Moliterni, da empresa Leonardo S.p.A., sobre smart cities, novas tecnologias para cidades e inovação em prestação de serviços públicos para valorização do capital humano.

Também participará do evento a arquiteta Carlotta Pinna, em uma mesa redonda sobre revitalização para construção das cidades do futuro. “Os palestrantes já estavam no Brasil e a programação toda fechada, com a prefeitura. A realização deste evento foi uma mobilização do cônsul Raffaele Festa para manter o encontro, ainda que não leve o nome do IDD”, explicou a chefe de Gabinete do Consulado-Geral da Itália no Paraná e Santa Catarina, Rita Bernardini.

As inscrições para o Fomento do Design Italiano no Brasil já estão abertas e podem ser feitas online, através do portal do consulado ou solicitando a ficha de inscrição através do email segreteria.curitiba@esteri.it.

Confira a programação:

Fomento do Design Italiano no Brasil - 25/03, no Teatro Regina Casillo

18h30

Abertura do evento Cônsul Geral Raffaele Festa e Prefeito Rafael Greca – “O rosto da cidade de Curitiba”.

19h10

Arquiteta Carlotta Pina (IED) - “Um novo renascimento, para novas cidades: revitalizar para construir a cidade do futuro”

19h50

Mesa redonda “Smart Cities – Bairros do Futuro”, com mediação da Haus, arquiteta Carlotta Pina, Francesco Moliterni (Leonardo SRL), Ana Brum (Centro Brasil Design), Guido Dezordi (Prodesign>PR) e Mauro Magnabosco (IPPUC).

20h30

Encerramento e coquetel.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.