Evento

Design

Surto de coronavírus cancela Dia do Design Italiano em 100 cidades

Mariana Ceccon, especial para Gazeta do Povo
04/03/2020 20:42
Thumbnail

Na edição de 2019, o IDD em Curitiba contou com a presença do arquiteto italiano Giacomo Pirazzoli, da Universidade de Florença. | Leticia Akemi/ Gazeta do Povo

Além de postergar o Salão do Móvel de Milão 2020 para junho, o surto internacional de coronavírus também é responsável pela suspensão das comemorações do Dia do Design Italiano (IDD), festividade que estava agendada para ocorrer entre os dias 23 e 27 de março em mais de 100 cidades, simultaneamente.
No Brasil, seis capitais teriam programações específicas para comemorar a data, com a presença de arquitetos, designers, acadêmicos e empreendedores para apresentar o melhor do design italiano.
O IDD é realizado anualmente pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional da Itália, em aliança com o Ministério do Desenvolvimento Econômico e Patrimônio Cultural, e da Trienal de Milão.
Por meio de nota, a Embaixada da Itália no Brasil, localizada em Brasília, afirmou que as medidas restritivas de trânsito aéreo dificultam a transferência de visitantes de fora do Brasil para o evento, sendo este o principal motivo para que o Ministério das Relações Exteriores italiano adiasse a data. "Uma nova data para o IDD será comunicada proximamente", escreveu a instituição.
No Brasil, o IDD 2020 aconteceria em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre, Brasília e Curitiba. Por email, o Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro confirmou que todas as atividades previstas para data estão suspensas nesta cidade. Já os consulados de São Paulo e Recife não responderam se deverão manter o cronograma de atividades até o fechamento desta reportagem.

Curitiba e POA manterão programação

Com o adiamento por parte dos órgãos italianos da comemoração, alguns consulados regionais decidiram manter a programação, ainda que usando outros nomes para o evento. É o caso de Curitiba e Porto Alegre. Na capital gaúcha o cronograma de atividades ainda não foi divulgado, mas o consulado informou que manterá o calendário, com o novo título: "Design Italiano Contemporâneo".
Já na capital paranaense, o Consulado Geral da Itália-- em parceria com o Centro Brasil Design (CBD), a Prodesign>PR, o Istituto Europeo di Design (IED) e a Prefeitura de Curitiba-- irá manter a programação original, mas agora sob o nome "Fomento do Design Italiano no Brasil".
A programação contará com um debate com a presença do italiano Francesco Moliterni, da empresa Leonardo S.p.A., sobre smart cities, novas tecnologias para cidades e inovação em prestação de serviços públicos para valorização do capital humano.
Também participará do evento a arquiteta Carlotta Pinna, em uma mesa redonda sobre revitalização para construção das cidades do futuro. “Os palestrantes já estavam no Brasil e a programação toda fechada, com a prefeitura. A realização deste evento foi uma mobilização do cônsul Raffaele Festa para manter o encontro, ainda que não leve o nome do IDD”, explicou a chefe de Gabinete do Consulado-Geral da Itália no Paraná e Santa Catarina, Rita Bernardini.
As inscrições para o Fomento do Design Italiano no Brasil já estão abertas e podem ser feitas online, através do portal do consulado ou solicitando a ficha de inscrição através do email segreteria.curitiba@esteri.it.

Confira a programação:

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!