Design

Poltrona feita com “caixas de leite” recicladas une design e sustentabilidade

Sharon Abdalla
03/02/2018 12:00
Thumbnail

Foto: Divulgação

A sustentabilidade e a reutilização de materiais têm ganhado cada vez mais força no mundo do design. Prova disso é a linha de poltronas Otium, lançada pela Infinitum62 em parceria com a Tetra Pak, que utiliza até 30% de matéria-prima reciclada em sua composição.
Com formato geométrico, cada uma das poltronas reaproveita cerca de 6 Kg de plástico e alumínio de embalagens longa-vida pós-consumo, o que equivale a aproximadamente 900 caixinhas de 1 litro, como as de leite.
“Temos um pessoal dedicado ao desenvolvimento de tecnologias para a reciclagem. Nosso objetivo é buscar novas aplicações destes materiais que agreguem valor para a cadeia da reciclagem, da população, passando pelos catadores [até a indústria]. Há o paradigma de que com materiais recicláveis não se faz peças interessantes. Essa poltrona é um exemplo de que isso é possível”, destaca Valéria Michel, diretora de Meio Ambiente da Tetra Pak.
Poltrona
Poltrona

Decoração

De grande formato, as poltronas medem 70 cm de altura, 120 cm de largura e 105 cm de profundidade e pesam 19 Kg. A versatilidade das peças é um dos destaques do modelo, que pode ser utilizado na decoração de ambientes internos, salas comerciais, espaços de lazer, eventos e áreas externas. O design moderno e a durabilidade são outros atrativos da poltrona, que resiste às intempéries do tempo.
“A poltrona é feita por rotomoldagem (processo industrial de transformação de termoplásticos) e pode ser fabricada em diversas cores: amarelo, azul, verde, vermelho, roxo, marrom, branco e cinza (foto)”, explica José Carlos Bíscaro, proprietário da Infinitum62.
As poltronas são comercializadas sob encomenda para todo o Brasil pelo site da marca, por meio do formulário de contato. Em breve uma loja virtual também estará disponível aos clientes. As peças custam a partir de R$ 980 para o modelo cinza (foto) – o custo varia de acordo com a cor escolhida.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!