Design

Topo do design: Brasil fica em 11º lugar em ranking mundial de prêmios

HAUS
03/01/2020 21:06
Thumbnail

Lista divulgada pelo World Design Rankings mostra China na liderança; Brasil fica em 11º lugar. Foto: Divulgação

O Brasil está entre os melhores quando o assunto é design — e o ranking mundial World Design Rankings (WDR) acaba de atestar esse fato mais uma vez. Anunciado nesta quinta-feira (2), a lista mostra o Brasil como o 11º mais importante na área, em uma classificação que contempla 106 países. O ranking é organizado através do número de prêmios de design internacionais recebidos entre os anos de 2010 e 2020.
Para organizar a classificação, cada premiação é classificada pela instituição em um nível que concede de 2 a 6 pontos — que começa no nível ferro e passa por bronze, prata, ouro, até o nível platina —, e o resultado final é baseado na pontuação total de cada um.
Imagem: divulgação/World Design Rankings
Imagem: divulgação/World Design Rankings
O primeiro lugar fica com a China, que detém 1.538 prêmios. Ela é seguida pelos Estados Unidos (901), Japão (404), Itália (408), Reino Unido (296), Hong Kong (668), Turquia (490), Taiwan (1.168), Alemanha (245) e Austrália (114). A principal mudança vista no Top 10 deste ano é justamente o primeiro lugar: a China superou os Estados Unidos, que lideravam o ranking em 2018.
O ranking identifica os países que mais são premiados em design: quanto mais verde, mais prêmios. Imagem: divulgação/World Design Rankings
O ranking identifica os países que mais são premiados em design: quanto mais verde, mais prêmios. Imagem: divulgação/World Design Rankings
Entre os designers e instituições mais premiados da década, estão o design gráfico japonês Katsumi Tamura, a empresa PepsiCo Design and Innovation e a designer de interiores chinesa Kris Lin.
Com relação à lista completa, seis aparecem pela primeira vez: Macedônia, Maldivas, Laos, Quênia, Armênia e Suazilândia.

Os melhores do Brasil

No Brasil, lidera a lista a arquiteta Fernanda MarquesProjetos de casas e de interiores concederam à profissional 13 prêmios, incluindo um nível platina e sete nível ouro. Outros destaques são o escritório de design de jóias Brazil & Murgel; o escritório de arquitetura fundado por Marcio Kogan, studiomk27; e o Mula Preta Design, estúdio de design de produto.
Veja a lista completa aqui.
Arquiteta Fernanda Marques lidera a lista de brasileiros premiados. Imagem: divulgação/World Design Rankings
Arquiteta Fernanda Marques lidera a lista de brasileiros premiados. Imagem: divulgação/World Design Rankings
Outro destaque para o Brasil vai para a categoria de design de mobiliário. No ranking específico desta especialidade, o país sobre para o 3º lugar. Em design de interiores e em arquitetura, aparece em 10º lugar.

O WDR

Organizado pela instituição A’ Design Award and Competition, o World Design Rankings tem como objetivo colaborar para entender o estágio em que se encontra o design contemporâneo através de números e informações sobre o que está sendo produzido pelos diferentes continentes. “O principal objetivo final do WDR é contribuir para a cultura global de design através da defesa e destaque do bom design”, afirma a declaração publicada pela instituição na divulgação do ranking de 2019. Segundo o texto, os rankings ajudam os países a encontrarem novas oportunidades no design identificando pontos fortes e novos potenciais.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!