Design

Turquesa é aposta para cor do ano de 2019

Sharon Abdalla*
20/08/2018 19:47
Thumbnail

Foto: Yannis Drakoulidis/Divulgação

Depois do púrpura Ultra Violet (18-3838), que trouxe uma proposta complexa e contemplativa para a cor do ano de 2018 eleita pela Pantone, a tonalidade leve e, ao mesmo tempo, luxuosa e alegre do Turquesa está entre as apostas que devem reinar no universo da decoração em 2019.
Quem sinaliza é Blanca Lliahnne, especialista em cores Pantone e CEO do Lexus Groupe, empresa que distribui e promove no Brasil a marca responsável por produzir sistemas e lançar as tendências em cores para os mais diversos setores da indústria mundial. Em palestra realizada na última sexta-feira (17) na ABCasa Fair, Blanca afirmou que o Turquesa é grande concorrente ao título de cor do ano, e que deve vir muito forte em 2019.
“Além de combinar o azul e o verde, duas cores muito bonitas, ele é uma cor bastante versátil, pois permite o tempero a partir do maior uso do verde ou do azul [em sua composição]. É uma cor jovem, que lembra férias. E quem é que não precisa de férias?”, brinca.
Foto: Divulgação/Cotal
Foto: Divulgação/Cotal
Os tons iridescentes (que são o reflexo das cores do arco-íris sobre uma base branca e brilhante), também têm um grande mercado pela frente, na opinião de Blanca, especialmente nos segmentos voltados aos públicos infantil, infantojuvenil e adolescente.

Famílias de cores

Na família de cores para o próximo ano, o destaque ficará para as nuances, como explica Blanca. “Eles irão atualizar as cores”, resume.
Assim, os vermelhos, que quase sumiram em 2018, voltarão em tons mais escuros, sanguíneos. Os rosas, por sua vez, continuarão em alta, mas não tão ‘doces’ ou femininos. Ao contrário, deverão aparecer mais ‘secos’ e nudes, seguindo a evolução da cor.
Ainda segundo Blanca, os laranjas serão presença constante e deverão aparecer mais escurecidos, quase marrons, para que não fiquem enjoativos. Já os azuis serão mais acinzentados, com o clássico marinho ficando de fora dos holofotes. A nova mania, de acordo com a CEO, ficará por conta dos amarelos, que aparecerão mais cítricos ou em tom de mel na moda, na indústria automotiva e na decoração.
O verde, eleito cor do ano em 2017 com o Greenery (15-0343), e o roxo, Pantone de 2018 com o Ultra Violet, se mantêm. O primeiro em tons naturais e químicos e, o segundo, em tonalidades mais ‘sujas’ e também suaves.
*A repórter viajou a convite da ABCasa Fair.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!