Design

Sofá inteligente muda de formato a partir de sensor ou aplicativo

Priscila Bueno*
26/04/2017 21:52
Thumbnail

Por enquanto, os módulos estão disponíveis através de pré-encomenda, por US$ 900 cada um. Estão disponíveis em quatro cores: verde, amarelo, azul e vermelho. Fotos: Divulgação | maxtomasinelli.com

Imagine uma série de módulos que podem virar uma cadeira, uma chaise ou uma cama. Agora pense que esses módulos podem ter diversas alturas apenas com a passagem da mão sobre ele ou ainda à distância por meio de um aplicativo. Parece futurístico demais? Pois, essa solução já existe e chama-se Lift-bit 2.0.
LEIA MAIS
Criado por Carlos Ratti, arquiteto, engenheiro e professor do MIT (Massachusetts Institute of Technology, em Boston, EUA), esse é o “primeiro sofá digitalmente transformável do mundo”, nas palavras dele.
Concebido com a ajuda da empresa suíça Vitra, ele é um sistema de mobiliário modular, digitalmente reconfigurável que permite uma série de combinações, de uma cadeira até um ambiente de lounge-bar. Cada elemento é motorizado e pode ser levantado ou reduzido em alguns segundos.
Ratti acredita que os módulos podem se tornar parte de um ambiente mais flexível. “A nossa vida, por definição, está mudando o tempo todo”, diz. “Queremos posições diferentes, mas a arquitetura é estática.” Ratti a compara com um espartilho, e quer que a arquitetura seja mais como uma camisola confortável e flexível em resposta às nossas necessidades.
O Lift-bit 2.0 foi apresentado pela segunda vez no Salão de Milão 2017 e agora está disponível para pré venda no site. O custo? 459 dólares cada módulo.
*Especial para a Gazeta do Povo.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!