Sofá inteligente muda de formato a partir de sensor ou aplicativo

Projeto do arquiteto e engenheiro italiano Carlo Ratti se assemelha a um grande favo de mel

Por enquanto, os módulos estão disponíveis através de pré-encomenda, por US$ 900 cada um. Estão disponíveis em quatro cores: verde, amarelo, azul e vermelho. Fotos: Divulgação

por Priscila Bueno*

26/04/2017

compartilhe

Imagine uma série de módulos que podem virar uma cadeira, uma chaise ou uma cama. Agora pense que esses módulos podem ter diversas alturas apenas com a passagem da mão sobre ele ou ainda à distância por meio de um aplicativo. Parece futurístico demais? Pois, essa solução já existe e chama-se Lift-bit 2.0.

LEIA MAIS

>>> Acerte na escolha do sofá e do tapete

>>> Use móveis geométricos para renovar a casa

>>> Poltronas para sonhar

Criado por Carlos Ratti, arquiteto, engenheiro e professor do MIT (Massachusetts Institute of Technology, em Boston, EUA), esse é o “primeiro sofá digitalmente transformável do mundo”, nas palavras dele.

Concebido com a ajuda da empresa suíça Vitra, ele é um sistema de mobiliário modular, digitalmente reconfigurável que permite uma série de combinações, de uma cadeira até um ambiente de lounge-bar. Cada elemento é motorizado e pode ser levantado ou reduzido em alguns segundos.

Lift-BitMax-Tomasinelli-09

Dois elementos juntos podem fazer uma cadeira. Quatro elementos, uma chaise longue. Nove elementos, um grande sofá. Dezenas permitem criar o que a sua imaginação permitir

Ratti acredita que os módulos podem se tornar parte de um ambiente mais flexível. “A nossa vida, por definição, está mudando o tempo todo”, diz. “Queremos posições diferentes, mas a arquitetura é estática.” Ratti a compara com um espartilho, e quer que a arquitetura seja mais como uma camisola confortável e flexível em resposta às nossas necessidades.

O Lift-bit 2.0 foi apresentado pela segunda vez no Salão de Milão 2017 e agora está disponível para pré venda no site. O custo? 459 dólares cada módulo.

Lift-Bit-ph-Max-Tomasinelli-15-1024x768

Cada módulo tem 45 cm de largura, 48 cm de altura (quando abaixado) e 78 cm de altura (quando levantado)

*Especial para a Gazeta do Povo.

Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você