Design de produto

Design

Vaso brasileiro para orquídeas epífitas é selecionado para a Semana de Design de Paris

Luan Galani
07/08/2020 18:02
Thumbnail

Coleção Carbono, do biólogo e designer brasileiro Patrick Afornali, é um dos primeiros vasos para orquídeas epífitas e foi selecionado para integrar a Semana de Design de Paris 2020. Foto: Camila Kohler/Divulgação

É do Brasil um dos primeiros vasos do mundo desenvolvidos especificamente para espécies de orquídeas epífitas (plantas que vivem sobre outras, em geral penduradas ou apoiadas em troncos, para ter mais acesso à luz, sem parasitar nutrientes).
A coleção Carbono, do biólogo e designer curitibano Patrick Afornali, 30 anos, mal saiu do forno na semana passada e já foi convidada para participar da exposição 1000 Vasos, da Semana de Design de Paris, que acontecerá de 2 a 6 de setembro de 2020. A cenografia da mostra será do francês Hervé Sauvage, um dos cenógrafos mais cultuados em todo o mundo e conhecido por trabalhos para gigantes como Diesel, Hermès, Dior e Givenchy.
Foto: Camila Kohler/Divulgação
Foto: Camila Kohler/Divulgação
Por quatro anos Afornali fez parte do time de criação da marca curitibana Cannelle Design, que marcou presença em eventos importantes do setor, como a Feira Paralela Design e a Feira na Rosenbaum. Desde 2019, no entanto, deu vida a um estúdio de design de produto próprio que leva seu nome.
"Sempre fui fã das orquídeas, que para mim são plantas mais minimalistas. E percebi que no mercado não existia um tipo de vaso pensado especificamente para elas", revela o designer.
 Foto: Camila Kohler/Divulgação
Foto: Camila Kohler/Divulgação
A criação de Afornali consiste em vasos ocos de madeira de imbuia, araucária ou pinus, base metálica de aço carbono e uma bandeja coletora de água feita em alumínio com pintura eletrostática. Ele esclarece que, para fixar a planta, basta colocá-la na parte oca do vaso ou amarrá-la em torno das ranhuras e linhas do produto.
Na coleção Carbono, o designer usa o torno como protagonista, tanto para a madeira quanto para o metal. Na parte metálica, estão disponíveis acabamentos na cor azul, preto e caramelo (esta última tonalidade apenas para os pratos). Na parte amadeirada, além do acabamento natural da madeira, também é possível pedir o acabamento carbonizado, da técnica japonesa centenária Shou Sugi Ban.
 Foto: Camila Kohler/Divulgação
Foto: Camila Kohler/Divulgação
Os vasos são fabricados artesanalmente em dois tamanhos principais. Os menores chegam até 75 cm de altura e 19 cm de diâmetro na base. Já os maiores alcançam 1,25 m e 33 cm de diâmetro.
Em Curitiba as peças estão à venda na Ôda Design Club a partir de R$ 780 e em breve estarão no showroom da Artefacto Curitiba também. Em São Paulo, ainda será anunciada a loja parceira.
 Foto: Camila Kohler/Divulgação
Foto: Camila Kohler/Divulgação

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!