Design

Vencedor do 5º Prêmio Oxford de Design vai assinar coleção da marca

Luciane Belin*
12/11/2019 10:58
Thumbnail

Fotos: Divulgação

É de Foz do Iguaçu, no Paraná, o primeiro colocado na quinta edição do Prêmio Oxford de Design que, neste ano, desafiou os participantes a desenvolverem uma estampa para os aparelhos de jantar da marca com o tema “Que futuro você vê”. O arquiteto e urbanista Gabriel Felipe Sherer foi o vencedor selecionado pelo júri técnico, com seu projeto denominado “Etéreo Amanhã”.
Inspirada na ideia de esperança para o futuro, a arte simboliza a crença em um mundo melhor. Para Sherer, é este sentimento que “faz-nos crer na calmaria após a tempestade; no arco íris depois da chuva; no triunfo da nova folha que ousa brotar. A esperança nos permite confiar, com base em vivências e experiências, que o amanhã pode ser um dia melhor, e que momentos turbulentos passam”, disse o vencedor, por nota.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A temática selecionada por ele também ajudou a escolher a linha e a paleta usadas na elaboração da coleção, que foi desenhada nas cores branco, laranja, verde, azul e amarelo. “Como a esperança é, de certa forma, uma confiança sem certezas, quis passar a ideia de inexatidão trazendo formas e linhas sem compromisso geométrico. Até a linha de porcelana escolhida – a Ryo – foi por esse fato, pois foge do formato redondo e usual ao qual estamos acostumados”, explica.
Além do prêmio de R$ 7 mil, Gabriel Felipe Sherer terá sua linha produzida para ser comercializada na loja online da Oxford.
Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

Outros trabalhos

Nesta edição foram mais 600 inscritos, com 478 projetos aprovados. Em segundo lugar, foi eleito o conjunto “Empatia é o caminho’’, de Taine da Silva Gonçalves, de Irenê, Bahia, enquanto a terceira posição vem de Vitória, no Espírito Santo, assinada por Rogério Toldo Macedo Campos, com a arte “O futuro é uma astronave que tentamos pilotar”.
“Empatia é o caminho’’ de Taine da Silva Gonçalves. Foto: Divulgação
“Empatia é o caminho’’ de Taine da Silva Gonçalves. Foto: Divulgação
A competição foi realizada inteiramente pela internet e os projetos inscritos passaram por uma votação em três etapas: votação popular, onde foram escolhidas os 30 mais votados; depois, as demais foram avaliadas pelos três vencedores da última edição, que definiram mais 20 artes; e, por último, os 50 finalistas foram julgados pelo júri técnico composto pelo artista pernambucano Derlon Almeida, a artista plástica e estilista Rita Wainer e a empresária Andrea Bisker.
“O futuro é uma astronave que tentamos pilotar”, de Rogério Toldo Macedo Campos.
“O futuro é uma astronave que tentamos pilotar”, de Rogério Toldo Macedo Campos.
*Especial para HAUS.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!