Design

Versão curitibana da Feira na Rosenbaum reunirá grandes nomes do design e índios Caiapós

Luan Galani
22/09/2017 20:32
Thumbnail

Foto: Daniel Castellano/Arquivo/Gazeta do Povo | GAZETA

Curitiba já é referência em design. Mas tem mais um motivo para comemorar. Depois de passar por São Paulo, Goiânia e Rio de Janeiro ao longo de cinco anos, a capital paranaense recebe pela primeira vez uma versão local da Feira na Rosenbaum, um dos eventos mais populares e importantes do cenário nacional do design autoral brasileiro. Batizada de Ôda Design Club + Feira na Rosenbaum, a feira acontece entre os dias 6 e 8 de outubro no aquário do Museu Oscar Niemeyer (MON), das 10h às 20h.
Foto: Estudio Boitata/Divulgação
Foto: Estudio Boitata/Divulgação
Serão 60 marcas expositoras, entre talentos locais, nomes em ascensão e referências nacionais, que estarão presentes no evento para interagir diretamente com os consumidores. A curadoria é de Ticiana Martinez, da Ôda, e Cris Rosenbaum, da Feira na Rosenbaum, as idealizadoras do evento. Também estarão presentes as ceramistas Nicole Toldi e Heloisa Galvão, duas figuras de peso do design autoral brasileiro.
O evento, que conta com apoio de HAUS, do Curitiba Cool e do empreendimento imobiliário Arbo Cabral, que terá paisagismo de Burle Marx, trará ainda índios Caiapós do Instituto Kabu, que farão pinturas corporais nos interessados e irão comercializar pulseiras feitas artesanalmente.
E o visitante ainda poderá conhecer diversas faces da gastronomia paranaense, com as chefs Manu Buffara e Gabriela Carvalho, do Quintana, o Coletivo Alimentar, Gastromotiva (projeto nacional que trabalha com a capacitação e a disseminação da gastronomia social), Rause Café & Vinho e Cervejaria Bodebrown. A curadoria é da blogueira do Bom Gourmet Jussara Voss.
A Solo Arquitetos assinará a ambientação do evento e o Espaço Verde ficará responsável pelo paisagismo urban jungle. O Cabify fará promoções exclusivas e o DJ Fefo trará o melhor dos sons brasileiros.
A parceria entre Ôda e Feira na Rosenbaum foi firmada de maneira natural, pois ambas nasceram para valorizar e lançar artistas e designers locais que tinham pouco ou nenhum espaço para expor e vender seus produtos. O que torna o evento uma parada obrigatória.
“O design genuinamente brasileiro não estava sendo bem explorado em Curitiba”, avalia Ticiana, uma das idealizadoras da feira em Curitiba. “A ideia é trazer o evento anualmente para a cidade. O produto que a gente leva para casa é muito especial, faz parte de uma escolha pessoal, tem uma história por trás de cada técnica, que encanta quem quer a peça faça parte do seu templo sagrado, que é a casa”, sentencia.
“A Feira na Rosenbaum tem uma curadoria forte. A primeira que eu fiz achei muito interessante em expor os produtos de todos os artistas de forma misturada. Era uma delícia! Eram muitas coisas novas e cada cantinho conversava os objetos entre si. Não era apenas o espaço: sempre existiu uma conexão entre os expositores e uma narrativa visual na feira – a criação de uma atmosfera. Criamos uma rede entre os expositores, onde um dá apoio ao outro, cuida do espaço do outro. Uma energia muito boa, de fazer juntos”, conta conta a joalheira Thais Costa, expositora da feira há 3 anos.

Confira as marcas que fazem parte da Ôda Design Club + Feira na Rosenbaum

-Estúdio Boitatá
-Spiral Cerâmicas
-P. Cerâmicas
-Bruno Romã
-Alma Objetos Cerâmicos
-Florista Viajante
-Verdólatras
-Crânios Cabeludos por Ana Penso
-Estúdio Guria Marcenaria
-Diesko
-WoodSkull
-Wet&Wood
-Estúdio Cruzeta
-Carmine, Cannelle
-Leonardo Sokolovicz
-RLass Estamparia
-Guilherme Figueiredo
-Renata McCartney
-Gennuina
-Rocio Canvas
-Crua Design
-Fouta Heritage
-Mamanube Luminárias
-Noiga
-Francesca Córdova
-Bruna Bomfim
-Yê
-Studio Creme
-Oslo Design
-Nicole Toldi
-Heloisa Galvão
-Jana Favoreto
-Paula Marques
-Marcelo Novaes
-Greta Atelier
-Fina Oficina
-Jess Vidal
-DB Bradley
-Luiza Dias 111
-Janice Perez
-Greghi Design e Oryba Brasil
-Paola Muller
-Casa Violeta
-Luiza Caldari
-Camaleonte
-Arte Tribal
-A Menor Loja do Mundo
-Bianca Barbato
-Andréa Simioni
-Toco
-O Designer Artesão
-Collab L2
-M.O.A Estúdio
-Gabriel Ribeiro
-Stela Miazzi
-Saboaria Brasil
-J541a
-Sta Galante
-PP Acessórios
-Laura Pereira
-Catarina Mina+FIA

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!