Design

Você vai se surpreender com a reinvenção da garrafa de vinho

HAUS
14/05/2017 21:00
Thumbnail

O designer egípcio desconstruiu a garrafa de vinho. Fotos: Karim Rashid/Divulgação

O renomado designer egípcio Karim Rashid, conhecido mundialmente pelas cores vibrantes e formas orgânicas de suas criações, reinventou a garrafa de vinho. Esqueça o formato tradicional. A nova silhueta é simples: consiste em cortes transversais ao longo do objeto, criando quatro pequenas partes, que foram reagrupadas, dando a impressão de que estão escorregando.
O design facilita o manuseio e permite que o vinho saia mais lentamente do recipiente. A aposta de Rashid é que em algum tempo todos nós estaremos bebendo destas garrafas. O lançamento oficial aconteceu esta semana em Nova York.
A encomenda veio da canadense Stratus Vineyards, que deu sinal verde para o que o designer criasse com liberdade total. “A indústria do vinho sempre foi conservadora demais e muito relutante em patrocinar mudanças”, diz o designer que se naturalizou norte-americano. “Eu virei piada quando disse à minha equipe que queria cortar a garrafa em algumas partes”, brinca.
Mas o novo formato não é só estético. Além de facilitar o manuseio, ajuda a segurar sedimentos do vinho não filtrado da vinícola canadense. “Quando você serve, ele fica ligeiramente preso nos diferentes volumes, e o sedimento não passa dali”, garante Rashid.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!