Semana de Design de São Paulo

DW! Design Weekend

Beco do Batman visto das alturas e intervenções artísticas são destaques da Vila Madalena na DW!

Luan Galani
08/10/2021 15:40
Thumbnail
Uma das regiões mais cool, jovens e boêmias de São Paulo, a Vila Madalena é também um distrito de design durante a DW! e este ano traz três instalações surpreendentes. A que tem arrastado uma multidão é a proposta da LAB88 -- marca especialista em instalações de porcelanatos de grandes formatos e aplicação de mosaicos, cimentícios, cobogós e vinílicos --, que abre as portas de sua nova sede na Rua Aspicuelta e leva os visitantes a 12 metros de altura por meio de uma plataforma elevatória para que se veja o Beco do Batman do alto, além de se conferir uma intervenção artística inédita do artista Alexandre Orion no telhado da casa da LAB88.
Plataforma eleva visitantes a 12m de altura para que possam visualizar a intervenção artística e também o Beco do Batman de cima.
Plataforma eleva visitantes a 12m de altura para que possam visualizar a intervenção artística e também o Beco do Batman de cima.
Além da obra de Orion no telhado, os interessados podem visitar as instalações e ver uma linha exclusiva de azulejos desenvolvidos pelo artista que estarão revestindo bancos da entrada e obras da série “Faces”. Essa série é composta por mais de 20 diferentes fisionomias, que podem ser homens, mulheres, binários ou não binários. São retratos em preto e branco com um toque de brasilidade e estética que remete ao cordel e à xilogravura, com um efeito contemporâneo que apresenta a beleza das feições humanas nas mais diferentes peles e penteados. Juntos, esses rostos formam um grande mosaico de diversidade. Até dia 10 é possível conferir a instalação (é preciso agendar o horário previamente). Para participar é necessário doar um livro paradidático e dois quilos de alimentos não perecíveis, que serão doados para instituições beneficentes.
Obras da série "Faces", de Alexandre Orion.
Obras da série "Faces", de Alexandre Orion.

Tour de Bike por Pinheiros e Vila Madalena

A LAB88 também é o ponto de partida para o Bike Tour SP Vila Madalena e Pinheiros, um passeio cultural que passará pelos principais pontos dos dois bairros. São três circuitos por dia em grupos de 10 pessoas, saindo às 10h, 13h e 16h. Todos os tours contam com acompanhamento de um guia e neles serão disponibilizadas bicicletas elétricas, coletes e capacetes, que ganharam pinturas exclusivas. Foram convidados 21 artistas para pintarem os capacetes que estão sendo usados durante a semana. Depois do festival, eles serão vendidos e o dinheiro arrecadado será doado para quatro instituições sociais.
Tour de bike passa pelos principais pontos dos bairros Vila Madalena e Pinheiros.
Tour de bike passa pelos principais pontos dos bairros Vila Madalena e Pinheiros.
Os artistas envolvidos são: André Brunharo, Bárbara Goy, Célio, Clint, Cusco Rebel, Edu Cardoso, Evandro Angerami, Fábio Does, Ficko, Katia Suzue, Lanesky, Leonardo Henrique, Markone, Paulo O ́Meira, Pedro Henrique Moutinho, Reynaldo Berto, Ricardo Kaur, Rodrigo Sal, Samuel Caixeta, Senk e Victorone Mikalonis. Para fazer o passeio do Bike Tour SP o visitante também terá que se inscrever e agendar o seu horário.
Capacetes serão vendidos após o evento e terão renda revertida para instituições sociais.
Capacetes serão vendidos após o evento e terão renda revertida para instituições sociais.

Artistas em ascensão customizam cadeiras da Vitra 

A 2121.design, que assumiu as operações da suíça Vitra no Brasil, uniu-se ao espaço Plexi para uma semana de exposição de arte urbana e intervenção dos artistas Danilo Cunha e R.Trompaz nas cadeiras Tip Ton, dos designers Edward Barber e Jay Osgerby, com curadoria do artista e criativo KinJin. O modelo é um ícone de design ao conciliar estética e função, trazendo um desenho que possui uma inclinação em alguns graus para frente, proporcionando ergonomia e melhorando a circulação nos músculos abdominais e nas costas.
 R.Trompaz em ação para sua intervenção na cadeira Tip Ton.
R.Trompaz em ação para sua intervenção na cadeira Tip Ton.
Os artistas Danilo Cunha e R.Trompaz inauguram uma exposição sob a ótica das lentes da arte e as influências da cultura urbana, fazendo um convite à reflexão sobre as questões sociopolíticas que emergiram nas periferias dos grandes centros urbanos no período pandêmico. A exposição fica aberta até 24 de novembro na Galeria Plexi.
 Danilo Cunha com a sua cadeira.
Danilo Cunha com a sua cadeira.
Criado com o intuito de ser um espaço multidisciplinar, voltado para pessoas que trabalham com novos modelos de negócios, o Espaço Plexi abriga uma praça, galeria de arte, cafeteria, coworking, materioteca, salas de reunião e sala para workshops.
Todos os ambientes são decorados com o mobiliário da Vitra, que encerrou as operações no início do ano no país e passou a ser representada com exclusividade pela 2121.design, marca criada por Lúcia Susuki, que estava à frente das atividades da Vitra no Brasil, dando continuidade às vendas e serviços da marca, tendo ainda sob o seu guarda-chuva grandes nomes como Magis e Belux.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!