Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Detalhe da fachada do casarão que reabre na Bela Vista como novo hub de design e sede da Fundação Doimo.
Detalhe da fachada do casarão que reabre na Bela Vista como novo hub de design e sede da Fundação Doimo.| Foto: Luan Galani

Um dos imóveis históricos mais charmosos de São Paulo, localizado a apenas dois quarteirões da Avenida Paulista, na Bela Vista, o Casarão Doimo, agora sob a batuta do grupo mineiro Doimo, foi revitalizado por completo e reabre ao público nesta Semana de Design de São Paulo, a DW! 2021, que acontece até o próximo domingo (10).

Todos os ambientes foram decorados com peças contemporâneas da própria Doimo e de marcas parceiras. São mesas, cadeiras e poltronas que estão expostas em perfeita harmonia com o projeto arquitetônico do imóvel, contrastando contemporâneo e clássico. A ideia partiu de Elias Tergilene, diretor do Grupo Doimo no Brasil, que conversou com HAUS neste domingo (3).

Siga a HAUS no Instagram

Casa histórica de 1930, a duas quadras da Avenida Paulista, reabre como fundação cultural e hub de design durante a DW! 2021.
Casa histórica de 1930, a duas quadras da Avenida Paulista, reabre como fundação cultural e hub de design durante a DW! 2021.| Luan Galani

"Eu comprei esse casarão para morar. Há quatro anos ele estava fechado, sujo, degradado, com muito lixo. Mas quando vi a arquitetura, o terreno de 2 mil metros quadrados, não resisti, e me mudei na primeira semana. Foi divertido porque eu tive a experiência de morar enquanto ia acompanhando e trabalhando junto com o pessoal do restauro. Morei aqui durante a pandemia e agora transformamos em uma área de design e cultura. Quisemos compartilhar isso com a cidade. Nós todos passamos, mas esse tipo de empreendimento fica para as próximas gerações", explica o diretor da Doimo, que contou com ajuda de artesãos das cidades históricas de Minas Gerais, como Ouro Preto, Mariana e Tiradentes, durante o restauro da casa.

Tergilene lembra que após a DW! a mostra "Fatto a mano" (feito à mão, em tradução livre do italiano) continuará viva, com a presença de artesãos do Vale do Jequitinhonha, peças de pedra sabão de Ouro Preto; cultura, arte e gastronomia do Amazonas. Vai virar um hub de design e arte. Um lugar para artistas exporem seu trabalho e a sede da Fundação Doimo".

Peças contemporâneas em contraste com a arquitetura clássica do casarão de 1930.
Peças contemporâneas em contraste com a arquitetura clássica do casarão de 1930.| Luan Galani

A restauração durou dois anos e envolveu as duas casas que formam o imóvel, bem como toda a área externa, com um investimento de R$ 2 milhões. "Nossa empresa possui capital italiano. E a Itália é muito reconhecida por sua riqueza histórica e cultural, mantendo muito bem as construções antigas e preservando a história e originalidade das cidades. Por isso, nós restauramos esse casarão com o intuito de valorizar a nossa São Paulo antiga", frisa Tergilene.

Casarão Doimo trará nos próximos meses artistas e artesãos do Brasil todo para mostrar seus designs.
Casarão Doimo trará nos próximos meses artistas e artesãos do Brasil todo para mostrar seus designs.| Luan Galani

Durante a DW!, o público pode conferir a oficina Doimo, que demonstra ao vivo parte do processo produtivo dos mobiliários da marca. Outros ambientes externos da casa também são um convite para o desfrute do passeio, como o orquidário, o jardim e a fonte de água.

Terreno de 2 mil m² tem orquidário com plantas suspensas e fonte de água.
Terreno de 2 mil m² tem orquidário com plantas suspensas e fonte de água.| Luan Galani

Entre os lançamentos apresentados estão a cadeira Mook, com estrutura tubular fina, assento em tecido e encosto mínimo em couro desestruturado.

Cadeira Mook pela Doimo Brasil.
Cadeira Mook pela Doimo Brasil.| Luan Galani

Também a mesa White, com tampo em cerâmica e um assento acoplado, e a cadeira Vox, com uma pegada retrô de pés finos e um corpo que abraça quem se senta.

Mesa White com banquinho e superfície de cerâmica.
Mesa White com banquinho e superfície de cerâmica.| Luan Galani
Cadeira Vox com pegada retrô e pés palito.
Cadeira Vox com pegada retrô e pés palito.| Doimo Brasil
Conteúdo editado por:Sharon Abdalla
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]