Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Edição de 10 anos da DW! terá versão presencial e digital, com HAUS como media partner oficial.
Edição de 10 anos da DW! terá versão presencial e digital, com HAUS como media partner oficial.| Foto: Feira Na Rosenbaum

A Semana de Design de São Paulo, também popularmente conhecido como DW!, abre as portas da sua 10ª edição a partir deste domingo (3). O evento se estende até dia 10 de outubro com mais de 200 eventos de design, arte, arquitetura, decoração, urbanismo e negócios por toda a cidade, consolidando-se como uma das cinco maiores semanas de design do mundo. Nesta edição comemorativa, HAUS integra a DW! como media partner oficial do evento, e nossa cobertura conta com o patrocínio da Interprint.

Este ano a Semana de Design de São Paulo acontece de forma híbrida: presencial e digital. E traz quatro novos distritos de design, avançando para a Região Metropolitana e somando 10 ao todo, com exposições, instalações e showrooms abertos ao público em horário comercial. Vale lembrar que todos os eventos seguirão um rígido protocolo de normas sanitárias, o que inclui limite de pessoas em locais fechados, utilização de máscaras, disponibilização de álcool em gel e distanciamento social adequado.

Siga a HAUS no Instagram

Este ano a DW! é apresentada pelo Shopping Cidade Jardim, com patrocínio das marcas Eliane, Uniflex, Sutaco e Pormade, e com apoio do D&D Shopping, Docol e Suvinil. Entre os curadores do evento estão o empresário Lauro Andrade, idealizador da Semana de Design, Lúcia Gurovitz, Ric Peruchi, Regina Galvão e Taissa Buesco.

Confira 15 destaques que você não pode perder na DW! 2021! Para a programação completa, veja aqui no site oficial.

Ser-Tão

dw-lancamento-design-decoracao-poltrona-area-externa-lovato-gabriel-monteiro-haus-2021
Poltrona Cupuí de Sergio J. Matos para a paranaense Lovato, de forma orgânica, com cor natural e feita à mão, inspirada no fruto do cupuizeiro.| Lovato

O Estúdio Sergio J. Matos abre as portas de seu espaço na Alameda Gabriel Monteiro da Silva e convida para reflexões sobre territorialidade e emoções. Quem visitar a loja poderá ver lançamentos exclusivos da marca para Lovato e viver um pouco do Sertão brasileiro, que é fonte inesgotável de inspiração para Sergio J. Matos, além de conhecer um pouco mais sobre sabores, aromas, traços e laços que permeiam a vida e arte do designer.

Feira Na Rosenbaum

dw-2021-semana-design-sao-paulo
Tapete feio à mão pela Aveia Tapeçaria, que estará expondo na Feira Na Rosenbaum.| Aveia Tapeçaria Artesanal

A tradicional feira vai ocupar o antigo galpão da Galeria Fortes D´Aloia & Gabriel para expor a alma brasileira por meio do apoio aos designers independentes, artistas e artesãos. Com curadoria assinada por Cris Rosenbaum, a galeria se transforma em espaços cheios de arte, artesanato e design, ambientados com criações autorais de mais de 50 expositores.

A iniciativa propõe instalações artísticas, música ao vivo e “comidinhas de feira”, em edição lixo zero, com o mínimo impacto ambiental por meio da máxima redução de seus dejetos e da correta destinação de seus resíduos orgânicos e materiais recicláveis a fim de enviar a mínima fração possível de lixo para o aterro sanitário.

dw-2021-semana-design-sao-paulo
Vasos da série Pedras Brasileiras do Atelier Le Motif.| Atelier Le Motif.

Nesta edição, a Feira Na Rosenbaum homenageia o designer e mestre em marcenaria Morito Ebine, por meio de exposição de mobiliário artesanal contemporâneo produzido em seu ateliê, em Santo Antônio do Pinhal, São Paulo.

Mostra Fatto a Mano

dw-2021-semana-design-sao-paulo
| Mostra Fatto a Mano

Localizado próximo da Avenida Paulista, um dos casarões históricos mais bem conservados de São Paulo, o Casarão Doimo foi revitalizado, restaurado e estará aberto ao público durante a DW!. Quem visitá-lo poderá conferir uma oficina que demonstrará ao vivo parte do processo produtivo dos mobiliários da marca, ressaltando e valorizando o trabalho feito à mão, daí o nome Fatto a Mano (feito à mão, em tradução livre do italiano). Outros ambientes externos da casa também são uma boa justificativa para visitar o local, que conta com orquidário, jardim e fonte de água. No interior, cada ambiente traz uma composição de mobiliários expostos em perfeita harmonia com o projeto arquitetônico do imóvel, contrastando o contemporâneo ao clássico.

Coleção BoConcept 2022

dw-2021-semana-design-sao-paulo
| BoConcept

A dinamarquesa BoConcept mostrará um preview da nova coleção 2022, que honra com o melhor da tradição escandinava em mobiliários de alto padrão. A loja estará aberta de domingo a domingo para receber os visitantes.

Alê Jordão na Ornare

| Reprodução

A Ornare do Shopping D&D ficará com uma mostra especial até dia 20 de outubro com obras de Alê Jordão, um dos artistas contemporâneos brasileiros mais prestigiados. Suas criações são celebradas no mundo todo e suas peças são conhecidas pelo uso da tecnologia, do neon e da linguagem gráfica.

Happy na Botteh

| Botteh

A Botteh, marca de tapetes finos feitos com seda reciclada e reaproveitada a partir de saris indianos, paquistaneses e nepaleses, traz uma vitrine assinada por Bruno Carvalho. Uma instalação sensorial de cores, luzes e texturas, com o propósito de re(significar), de sorrir com as vibrações e de dançar. Vale a pena conferir a mostra Happy!

Qual o nosso papel na sua vida?

| Impress

Em parceria com a Fahrer Design, a Impress apresenta a mostra “Qual o nosso papel na sua vida?”, que exibirá, de forma conceitual, como os produtos fazem parte do dia a dia das pessoas, convidando os visitantes a refletirem sobre como as suas casas, móveis e designs se convertem em “memorabílias”, carregando consigo uma parte da sua história de vida.

A mostra traz uma ambientação criada pela equipe do ateliê Pistache Ganache e tem como um dos pontos centrais o Gabinete de Curiosidades, um móvel que materializa a proposta das "memorabílias", mostrando como os objetos estão atrelados à nossa história de vida e como o lar é importante para a construção dessas lembranças afetivas.

2121.design + Vitra

| Reprodução

A suíça Vitra e a 2121.design e Plexi convidam o público a assistir na quarta-feira, dia 6, a partir das 15h30, a uma intervenção dos artistas Danilo e Trompaz que será realizada em dois exemplares de cadeiras Tip Ton, com design de Edward Barber e Jay Osgerby. O modelo é um ícone de design ao conciliar estética e função, trazendo um desenho que possui uma inclinação em alguns graus para frente, proporcionando ergonomia e melhorando a circulação dos músculos abdominais e das costas.

Galeria Etel e Casa Zalszupin

dw-2021-semana-design-sao-paulo
| Etel

A Etel, uma das marcas que levam para o mundo os móveis modernos e contemporâneos brasileiros, fará uma breve viagem pelos 100 anos de design brasileiro e a importância da metodologia de reedições da própria marca. Depois os visitantes seguem para a Casa Zalszupin, que fica a 200 m da galeria, para uma imersão na icônica Casa Zalszupin, que sedia a mostra "ritmo.rigor.razão", com mobiliário do grupo Branco & Preto, dialogando com importantes obras de arte moderna e contemporânea. É necessário fazer inscrição de antemão aqui.

Paradise dreams

dw-2021-semana-design-sao-paulo
| Instagram/Reprodução

A exposição Paradise Dreams promete promover a cultura do design e suas conexões com arquitetura, arte, decoração, urbanismo, inclusão social, negócios, inovação tecnológica e outros temas da economia criativa. Estarão em exposição e à venda com exclusividade na Florense da Gabriel diversas peças únicas. Como a poltrona Lidoca, desenhada por Fernanda Brunoro, com revestimento em jacquard produzido em fibras naturais pela Ecosimple; balcões expositivos revestidos com papeis de parede especialmente produzidos pela Criativando; coleção incrível de gravuras e bandejas da Mercado da Imagem; e peças europeias do italiano Matteo Cibic, entrevistado ano passado por HAUS, durante o Fuorisalone 2020.

Allez

| Divulgação

As vitrines da Allez, na Gabriel, terão painéis produzidos em papel de parede da Criativando com estampas desenvolvidas pelo italiano Matteo Cibic. A porta de entrada já anuncia o diálogo do designer com o mobiliário brasileiro. Alessandra Estelles recebe, além de Cibic, designers brasileiros, como Daniel Coutinho, Enzo Sobocinski, Fabiana Queiroga e Vinicius Cabral. A poltrona Pebble, de Daniel, e o Pufe Éfira, de Vinicius, serão revestidos com tecidos do designer italiano.

Alto Grau

| Christian Maldonado

A Celdom traz a instalação “Alto Grau”, que dá voz ao design brasileiro. O tema é a temperatura, elemento de suma importância na preparação dos alimentos na cozinha, porque toda receita tem sua temperatura ideal, que se transforma em calor humano quando amigos e família se reúnem à mesa. E o fogo é o agregador desses momentos especiais. Com curadoria de Mônica Barbosa e projeto do designer José Marton, na loja da Gabriel.

Arte nas alturas

| Reprodução

A marca de revestimentos LAB88 convidou o artista Alexandre Orion, um dos maiores muralistas do mundo para criar uma obra inédita durante a DW!. Orion fez uma arte no telhado da galeria e para visualizar a obra os visitantes terão que subir em uma plataforma elétrica com 12 metros de altura e se surpreender com a imagem estampada. A vista do alto do Beco do Batman também promete ser imperdível! É necessário fazer inscrição antes, por aqui.

Além disso a LAB88 também vai ser o ponto de partida para o Bike Tour SP Vila Madalena-Pinheiros. É um passeio cultural de bicicleta que passará pelo bairro em três circuitos por dia e grupos de até 10 pessoas – saindo às 10h, 13h e 16h. Em todos os tours haverá um guia e serão disponibilizadas bicicletas elétricas + coletes + capacetes, que, por sinal, ganharam pinturas exclusivas também.

Brasilidade: uma utopia necessária para o presente

| Divulgação

A Colormix convida para uma instalação brasileiríssima, baseada no amor ao próximo, no respeito mútuo, apego à família, nas cores, frutos e flores. Com direção criativa e arte de Arthur Grangeia – diretor da marca e poeta visual – foram desenvolvidos painéis com as técnicas de azulejaria e mosaico em um trabalho 100% manual e produzido pelos artesãos no próprio ateliê. O mural em azulejaria pintado à mão traz em seu desenho Dom Casmurro e o amor pela sua Capitu, uma homenagem a Machado de Assis, releituras com imagens do Cristo, Arcos da Lapa, pássaros e emoções vindas do que temos de melhor no Brasil. Conseguimos perceber as referências claras de grandes artistas como Djanira da Mota e Silva e Athos Bulcão, dois expoentes da azulejaria.

Novos tempos: mobiliários exclusivos com porcelanato

| Divulgação

Para celebrar a evolução da cerâmica, tão presente nos lares do Brasil e característico da cultura do país, Eliane e Decortiles convidaram 9 renomados estúdios de design brasileiros para criarem móveis exclusivos com porcelanatos em grandes formatos das marcas. Essas peças formam a mostra Novos Tempos. A exposição terá lugar na Casa Brasil Eliane, um dos endereços mais charmosos da avenida Brasil, na capital paulista.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]