DW! Design Weekend

DW! Design Weekend

Semana de Design de São Paulo 2021: o que visitar e 15 destaques que você não pode perder

Luan Galani
30/09/2021 19:04
Thumbnail

Edição de 10 anos da DW! terá versão presencial e digital, com HAUS como media partner oficial. | Feira Na Rosenbaum

A Semana de Design de São Paulo, também popularmente conhecido como DW!, abre as portas da sua 10ª edição a partir deste domingo (3). O evento se estende até dia 10 de outubro com mais de 200 eventos de design, arte, arquitetura, decoração, urbanismo e negócios por toda a cidade, consolidando-se como uma das cinco maiores semanas de design do mundo. Nesta edição comemorativa, HAUS integra a DW! como media partner oficial do evento, e nossa cobertura conta com o patrocínio da Interprint.
Este ano a Semana de Design de São Paulo acontece de forma híbrida: presencial e digital. E traz quatro novos distritos de design, avançando para a Região Metropolitana e somando 10 ao todo, com exposições, instalações e showrooms abertos ao público em horário comercial. Vale lembrar que todos os eventos seguirão um rígido protocolo de normas sanitárias, o que inclui limite de pessoas em locais fechados, utilização de máscaras, disponibilização de álcool em gel e distanciamento social adequado.
Este ano a DW! é apresentada pelo Shopping Cidade Jardim, com patrocínio das marcas Eliane, Uniflex, Sutaco e Pormade, e com apoio do D&D Shopping, Docol e Suvinil. Entre os curadores do evento estão o empresário Lauro Andrade, idealizador da Semana de Design, Lúcia Gurovitz, Ric Peruchi, Regina Galvão e Taissa Buesco.
Confira 15 destaques que você não pode perder na DW! 2021! Para a programação completa, veja aqui no site oficial.

Ser-Tão

Poltrona Cupuí de Sergio J. Matos para a paranaense Lovato, de forma orgânica, com cor natural e feita à mão, inspirada no fruto do cupuizeiro.
Poltrona Cupuí de Sergio J. Matos para a paranaense Lovato, de forma orgânica, com cor natural e feita à mão, inspirada no fruto do cupuizeiro.
O Estúdio Sergio J. Matos abre as portas de seu espaço na Alameda Gabriel Monteiro da Silva e convida para reflexões sobre territorialidade e emoções. Quem visitar a loja poderá ver lançamentos exclusivos da marca para Lovato e viver um pouco do Sertão brasileiro, que é fonte inesgotável de inspiração para Sergio J. Matos, além de conhecer um pouco mais sobre sabores, aromas, traços e laços que permeiam a vida e arte do designer.

Feira Na Rosenbaum

Tapete feio à mão pela Aveia Tapeçaria, que estará expondo na Feira Na Rosenbaum.
Tapete feio à mão pela Aveia Tapeçaria, que estará expondo na Feira Na Rosenbaum.
A tradicional feira vai ocupar o antigo galpão da Galeria Fortes D´Aloia & Gabriel para expor a alma brasileira por meio do apoio aos designers independentes, artistas e artesãos. Com curadoria assinada por Cris Rosenbaum, a galeria se transforma em espaços cheios de arte, artesanato e design, ambientados com criações autorais de mais de 50 expositores.
A iniciativa propõe instalações artísticas, música ao vivo e “comidinhas de feira”, em edição lixo zero, com o mínimo impacto ambiental por meio da máxima redução de seus dejetos e da correta destinação de seus resíduos orgânicos e materiais recicláveis a fim de enviar a mínima fração possível de lixo para o aterro sanitário.
Vasos da série Pedras Brasileiras do Atelier Le Motif.
Vasos da série Pedras Brasileiras do Atelier Le Motif.
Nesta edição, a Feira Na Rosenbaum homenageia o designer e mestre em marcenaria Morito Ebine, por meio de exposição de mobiliário artesanal contemporâneo produzido em seu ateliê, em Santo Antônio do Pinhal, São Paulo.

Mostra Fatto a Mano

Localizado próximo da Avenida Paulista, um dos casarões históricos mais bem conservados de São Paulo, o Casarão Doimo foi revitalizado, restaurado e estará aberto ao público durante a DW!. Quem visitá-lo poderá conferir uma oficina que demonstrará ao vivo parte do processo produtivo dos mobiliários da marca, ressaltando e valorizando o trabalho feito à mão, daí o nome Fatto a Mano (feito à mão, em tradução livre do italiano). Outros ambientes externos da casa também são uma boa justificativa para visitar o local, que conta com orquidário, jardim e fonte de água. No interior, cada ambiente traz uma composição de mobiliários expostos em perfeita harmonia com o projeto arquitetônico do imóvel, contrastando o contemporâneo ao clássico.

Coleção BoConcept 2022

A dinamarquesa BoConcept mostrará um preview da nova coleção 2022, que honra com o melhor da tradição escandinava em mobiliários de alto padrão. A loja estará aberta de domingo a domingo para receber os visitantes.

Alê Jordão na Ornare

A Ornare do Shopping D&D ficará com uma mostra especial até dia 20 de outubro com obras de Alê Jordão, um dos artistas contemporâneos brasileiros mais prestigiados. Suas criações são celebradas no mundo todo e suas peças são conhecidas pelo uso da tecnologia, do neon e da linguagem gráfica.

Happy na Botteh

A Botteh, marca de tapetes finos feitos com seda reciclada e reaproveitada a partir de saris indianos, paquistaneses e nepaleses, traz uma vitrine assinada por Bruno Carvalho. Uma instalação sensorial de cores, luzes e texturas, com o propósito de re(significar), de sorrir com as vibrações e de dançar. Vale a pena conferir a mostra Happy!

Qual o nosso papel na sua vida?

Em parceria com a Fahrer Design, a Impress apresenta a mostra “Qual o nosso papel na sua vida?”, que exibirá, de forma conceitual, como os produtos fazem parte do dia a dia das pessoas, convidando os visitantes a refletirem sobre como as suas casas, móveis e designs se convertem em “memorabílias”, carregando consigo uma parte da sua história de vida.
A mostra traz uma ambientação criada pela equipe do ateliê Pistache Ganache e tem como um dos pontos centrais o Gabinete de Curiosidades, um móvel que materializa a proposta das "memorabílias", mostrando como os objetos estão atrelados à nossa história de vida e como o lar é importante para a construção dessas lembranças afetivas.

2121.design + Vitra

A suíça Vitra e a 2121.design e Plexi convidam o público a assistir na quarta-feira, dia 6, a partir das 15h30, a uma intervenção dos artistas Danilo e Trompaz que será realizada em dois exemplares de cadeiras Tip Ton, com design de Edward Barber e Jay Osgerby. O modelo é um ícone de design ao conciliar estética e função, trazendo um desenho que possui uma inclinação em alguns graus para frente, proporcionando ergonomia e melhorando a circulação dos músculos abdominais e das costas.

Galeria Etel e Casa Zalszupin

A Etel, uma das marcas que levam para o mundo os móveis modernos e contemporâneos brasileiros, fará uma breve viagem pelos 100 anos de design brasileiro e a importância da metodologia de reedições da própria marca. Depois os visitantes seguem para a Casa Zalszupin, que fica a 200 m da galeria, para uma imersão na icônica Casa Zalszupin, que sedia a mostra "ritmo.rigor.razão", com mobiliário do grupo Branco & Preto, dialogando com importantes obras de arte moderna e contemporânea. É necessário fazer inscrição de antemão aqui.

Paradise dreams

A exposição Paradise Dreams promete promover a cultura do design e suas conexões com arquitetura, arte, decoração, urbanismo, inclusão social, negócios, inovação tecnológica e outros temas da economia criativa. Estarão em exposição e à venda com exclusividade na Florense da Gabriel diversas peças únicas. Como a poltrona Lidoca, desenhada por Fernanda Brunoro, com revestimento em jacquard produzido em fibras naturais pela Ecosimple; balcões expositivos revestidos com papeis de parede especialmente produzidos pela Criativando; coleção incrível de gravuras e bandejas da Mercado da Imagem; e peças europeias do italiano Matteo Cibic, entrevistado ano passado por HAUS, durante o Fuorisalone 2020.

Allez

As vitrines da Allez, na Gabriel, terão painéis produzidos em papel de parede da Criativando com estampas desenvolvidas pelo italiano Matteo Cibic. A porta de entrada já anuncia o diálogo do designer com o mobiliário brasileiro. Alessandra Estelles recebe, além de Cibic, designers brasileiros, como Daniel Coutinho, Enzo Sobocinski, Fabiana Queiroga e Vinicius Cabral. A poltrona Pebble, de Daniel, e o Pufe Éfira, de Vinicius, serão revestidos com tecidos do designer italiano.

Alto Grau

A Celdom traz a instalação “Alto Grau”, que dá voz ao design brasileiro. O tema é a temperatura, elemento de suma importância na preparação dos alimentos na cozinha, porque toda receita tem sua temperatura ideal, que se transforma em calor humano quando amigos e família se reúnem à mesa. E o fogo é o agregador desses momentos especiais. Com curadoria de Mônica Barbosa e projeto do designer José Marton, na loja da Gabriel.

Arte nas alturas

A marca de revestimentos LAB88 convidou o artista Alexandre Orion, um dos maiores muralistas do mundo para criar uma obra inédita durante a DW!. Orion fez uma arte no telhado da galeria e para visualizar a obra os visitantes terão que subir em uma plataforma elétrica com 12 metros de altura e se surpreender com a imagem estampada. A vista do alto do Beco do Batman também promete ser imperdível! É necessário fazer inscrição antes, por aqui.
Além disso a LAB88 também vai ser o ponto de partida para o Bike Tour SP Vila Madalena-Pinheiros. É um passeio cultural de bicicleta que passará pelo bairro em três circuitos por dia e grupos de até 10 pessoas – saindo às 10h, 13h e 16h. Em todos os tours haverá um guia e serão disponibilizadas bicicletas elétricas + coletes + capacetes, que, por sinal, ganharam pinturas exclusivas também.

Brasilidade: uma utopia necessária para o presente

A Colormix convida para uma instalação brasileiríssima, baseada no amor ao próximo, no respeito mútuo, apego à família, nas cores, frutos e flores. Com direção criativa e arte de Arthur Grangeia – diretor da marca e poeta visual – foram desenvolvidos painéis com as técnicas de azulejaria e mosaico em um trabalho 100% manual e produzido pelos artesãos no próprio ateliê. O mural em azulejaria pintado à mão traz em seu desenho Dom Casmurro e o amor pela sua Capitu, uma homenagem a Machado de Assis, releituras com imagens do Cristo, Arcos da Lapa, pássaros e emoções vindas do que temos de melhor no Brasil. Conseguimos perceber as referências claras de grandes artistas como Djanira da Mota e Silva e Athos Bulcão, dois expoentes da azulejaria.

Novos tempos: mobiliários exclusivos com porcelanato

Para celebrar a evolução da cerâmica, tão presente nos lares do Brasil e característico da cultura do país, Eliane e Decortiles convidaram 9 renomados estúdios de design brasileiros para criarem móveis exclusivos com porcelanatos em grandes formatos das marcas. Essas peças formam a mostra Novos Tempos. A exposição terá lugar na Casa Brasil Eliane, um dos endereços mais charmosos da avenida Brasil, na capital paulista.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!