Gratuito

DW! Design Weekend

Eventos e palestras digitais para aproveitar a DW! Semana de Design de São Paulo sem sair de casa

Luan Galani
04/10/2021 11:13
Thumbnail

Alva Design lança peças inéditas de forma digital na DW! Semana de São Paulo 2021. | Alva Design

Não pode ir até São Paulo para a Semana de Design (DW!) deste ano? Ou você não conseguiu interromper seus afazeres para se aventurar pela cidade e conferir as novidades do maior festival de design da América Latina? Não se preocupe. Além de HAUS -- que é media partner oficial -- trazer todas as novidades, o evento, que em 2021 acontece de forma híbrida, preparou algumas palestras, bate-papos e mostras virtuais gratuitas para você se municiar de bons conteúdos do setor sem sair do seu sofá.
O evento acontece de 3 a 10 de outubro, de domingo a domingo, em 10 distritos diferentes pela capital e pela Região Metropolitana de São Paulo. Se você está em dúvida do que visitar, confira nossa seleção com 15 destaques imperdíveis da feira deste ano. Nossa cobertura da DW! conta com o patrocínio da Interprint, multinacional que desenvolve e fabrica papéis decorativos para revestimento de painéis de madeira em móveis e pisos.
Confira os principais eventos digitais que você pode acompanhar de casa!

Marcelo Rosenbaum e outros especialistas discutem arquitetura e design feitos com madeira

Não precisa ser um PhD no tema para saber que a madeira tem e sempre terá seu lugar no pódio. É um material incrível para construir e para criar, mas cada vez mais recentemente, pelo menos no Brasil, tem caído a ficha de que é possível levantar edifícios inteiros com a madeira. E é sobre isso que o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) vai discutir no dia 7 de outubro, como parte da programação da DW!, no “Arquitetura do Amanhã 2: Construindo Negócios Sustentáveis”, das 16h às 18h, no canal do YouTube do Imaflora, com a presença VIP do renomado designer brasileiro Marcelo Rosenbaum, entre outros convidados.
Na França, por exemplo, a partir de 2023, 100% dos novos prédios públicos terão que ter, no mínimo, 50% do volume de materiais em madeira”, conta Nicolaos Theodorakis, diretor da Noah Wood Building Design, que está apostando no material em três novos prédios corporativos e uma loja de varejo que devem ser lançados em breve em São Paulo.
Segundo o Imaflora, organizador do evento, materiais convencionais do setor da construção consomem cerca de 40% de todos os recursos naturais extraídos do planeta, com impactos imensos. Então a madeira ressurge como oportunidade de reduzir esses impactos e de garantir que não sejam oriundas de extração ilegal da floresta.
O evento vai abordar ainda que tipos de madeiras nacionais podem ser utilizadas nesses projetos, uma vez que o Brasil conta com mais de 8 mil espécies arbóreas conhecidas, mas somente 20 têm atenção do setor, como indica o engenheiro florestal e pesquisador Fernando Gouveia, do Laboratório de Produtos Florestais (LPF), do Serviço Florestal Brasileiro.
E ainda sobre a logística da execução para designers que procuram madeira de origem legal e mão de obra capacitada para materializar suas ideias, com a arquiteta Tatiana Tibiriçá, sócia-proprietária do escritório Ipê-Amarelo, o engenheiro agrônomo Cristiano do Valle, fundador da empresa Tora Brasil, a pesquisadora Kátia Punhagui, do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS). O evento é gratuito, mas tem vagas limitadas e demanda inscrição prévia aqui.

Três artistas revelam seus processos criativos de sucesso

Três elementos, três artistas e três padrões da Criare deram forma para a criação do “Ateliê Criare”, que será lançado durante a 10ª edição da DW! Semana de Design de São Paulo. A intenção é explorar, aprofundar e experienciar o universo do processo criativo. Em um evento presencial e digital, o designer e marceneiro Rodrigo Silveira, a arquiteta e ceramista Susana Custódio e a designer de joias Tatiana Alberich vão apresentar seus materiais de trabalho inspirados por três padrões da Coleção Átomo (Aurum, Carballo e Sienna). Eles irão comentar sobre as suas técnicas de criação em workshops exclusivos para proporcionar ao público a experiência de vivenciar a criatividade na prática.
O evento acontece presencialmente para convidados no dia 7 de outubro, tendo como anfitriã a arquiteta Ticiane Lima, e também virtualmente, no dia 8 de outubro, às 10h30, com uma live comandada pelo arquiteto Renato Mendonça.

Micro e macrotendências identificadas pelo time global da Impress

Bruno Simões (esq.); OHMA Design e Atelier Pistache Ganache (dir.) discutem ideias e apresentam visão fresca do pensamento em design
Bruno Simões (esq.); OHMA Design e Atelier Pistache Ganache (dir.) discutem ideias e apresentam visão fresca do pensamento em design
Paralelo à mostra, a Impress também promove um evento digital com as presenças de Bruno Simões, arquiteto, designer, curador educador e empresário; dos sócios da OHMA Design e da dupla do Pistache Ganache. No encontro, que acontece no dia 07 de outubro, a partir das 17h, Bruno irá apresentar algumas das principais macro e microtendências identificadas pelo time global da Impress. A equipe da OHMA Design, formada por Fabio Marx, Nicholas Oher e Paloma Bresolin, trarão alguns insights sobre o novo estudo de cores da Impress Decor, que contou com a participação criativa da equipe da OHMA. Já a dupla André Romitelli e Martina Brusius, do ateliê Pistache Ganache, falarão sobre a criação e conceituação do espaço da Impress na Fahrer Design.

Bate-papo com designers e arquitetos de prestígio

Camila Klein é uma das palestrantes do evento digital.
Camila Klein é uma das palestrantes do evento digital.
Guto Índio da Costa, Rodrigo Ambrósio, Marcelo Rosenbaum, Pedro Greghi, Camila Klein, Paulo Alves, Superlimão, Guilherme Wentz, Estúdio Mula Preta, Vinícius Cabral e Enzo Sobocinski. Ufa! Esse é o time que falará no DW! Talks, evento âncora da Semana de Design de São Paulo 2021, apresentado pelo Club&Casa Design. Os encontros acontecerão no Grande ABC, Zona Leste e Litoral Paulista. Veja aqui a agenda completa:
-Paulo Alves, dia 05/10, das 9h às 12h, no Espaço Platina;
-Superlimão e Guilherme Wentz, das 13h às 17h, na loja Dell Anno Anália Franco;
Lula Gouveia integra o Superlimão desde 2008 e irá no evento representando o escritório.
Lula Gouveia integra o Superlimão desde 2008 e irá no evento representando o escritório.
-Guto Índio da Costa, dia 06/10, das 9h às 12h, no Teatro Santos Dumont, em São Caetano do Sul;
-Marcelo Rosenbaum e Rodrigo Ambrósio, dia 07/10, das 9h às 12h, no Teatro Santos Dumont, em São Caetano do Sul;
-Camila Klein e Pedro Greghi, dia 07/10, das 14h às 17h, no Teatro Santos Dumont, em São Caetano do Sul;
André Gurgel e Felipe Bezerra, fundadores da Mula Preta, marca brasileiríssima de mobiliário.
André Gurgel e Felipe Bezerra, fundadores da Mula Preta, marca brasileiríssima de mobiliário.
-Mula Preta, Enzo Sobocinski e Vinicíus Cabral, dia 08/10, das 13h às 17h, no Espaço Platina;
-Dener Lippert e Thiago Sodré, dia 08/10, das 9h às 12h, no Teatro Santos Dumont, em São Caetano do Sul.

Design e os novos tempos com IED

Do dia 4 ao dia 7, o renomado Istituto Europeo di Design (IED), com sedes na Itália, na Espanha e no Brasil, irá conduzir bate-papos exclusivos sobre novos tempos do design, design e o brincar, economia do acesso e mercado de imagens, por exemplo. Veja a lista de eventos completos do IED.

28 ambientes virtuais da mostra Inspire Mais

A Mostra Inspire Mais é uma iniciativa inédita do grupo CIA380º em que apresenta 28 ambientes de forma totalmente virtual assinados por um time de 43 arquitetos, designers, decoradores e paisagistas. A intenção é trazer inspirações e reinterpretações dos espaços. Aqui você confere todos os interiores em exposição.

Lançamento de peças da Alva Design

Alva Design lança peças inéditas de forma digital na DW! Semana de São Paulo 2021.
Alva Design lança peças inéditas de forma digital na DW! Semana de São Paulo 2021.
O escritório e marca Alva Design, de Susana Bastos e Marcelo Alvarenga, um dos grandes estúdios brasileiros em ascensão já há algum tempo, lança de forma virtual a coleção Sombra Branca de peças torneados na pedra sabão e porcelana líquida, com execução da Lea Cerâmica, as madeiras pela marcenaria Cara de Pau e os metais pelas tornearias parceiras. Para ver, clique aqui. A intenção é refletir sobre apagamento e memória, desenho e matéria.
Além disso, a marca inaugura uma colaboração com a Coven e lança a linha Baru. São móveis idealizados pela Alva com almofadas criadas pela Coven. A linha parte de um princípio tradicional de ripas de madeira que se cruzam e se movimentam, o que permite ajustar os encostos em posições diversas. A espreguiçadeira acomoda até 2 pessoas e convida ao ócio e à contemplação. A cadeira tem pés metálicos e pode ser usada em áreas internas ou externas.

10 experts dão lições sobre design de hospitalidade

A Liga Learning vai oferecer uma aula magna gratuita de seu programa Hospitality Design, com dicas para projetar e monetizar hotéis, airbnbs, colivings, coworkings, cozinhas industriais e outros modelos. Será com Paulo Mancio, VP da Accor América Latina, dia 4 de outubro, a partir das 19 horas. Mais informações aqui.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!